Estudo revela que maiatos preferem pacotes completos sem internet móvel

Estudo revela que maiatos preferem pacotes completos sem internet móvel

O ComparaJá.pt, no âmbito do seu Estudo Anual do Hábito de Telecomunicações dos Portugueses, analisou os hábitos dos maiatos e as suas preferências, nomeadamente em relação ao restante distrito e ao país. Os números mostram as opções dos maiaos, nomeadamente no que toca às suas preferências em relação ao uso de Internet, Televisão, pacotes de telecomunicações e operadoras escolhidas. 

 Os residentes do concelho da Maia dão clara preferência aos serviços de telecomunicações 4P (Internet Fixa, Telefone Fixo, Telefone Móvel e Televisão), com uma percentagem de 64%. Esta foi uma das conclusões do estudo realizado pelo ComparaJá.pt aos seus utilizadores do simulador de pacotes TV Net Voz.

Quando comparamos com o distrito do Porto, a realidade é um pouco diferente. Os pacotes 3P (Telefone Fixo, Internet Fixa e Televisão) e 4P dividem protagonismo com 39% dos seus habitantes a optar por estes serviços. Aliás, os maiatos procuram menos pela oferta 5P (Internet Fixa, Internet Móvel, Telefone Fixo, Telefone Móvel e Televisão) (9%), que abrange Internet Móvel, ao contrário daquilo que se verifica no distrito onde pertencem (13%) e no resto do país (15%).

 

Televisão é mais importante no concelho da Maia

Metade dos maiatos (50%) dizem que a Televisão tem maior relevância na hora de escolher um serviço de telecomunicações. Pelo contrário, 53% dos habitantes do distrito do Porto consideram esta funcionalidade pouco relevante, aproximando-se do cenário do país (54%).

Por outro lado, a Maia segue em linha com o seu distrito e com Portugal no que diz respeito à atribuição de uma importância “elevada” à Televisão para um pacote de telecomunicações (12%).

 

 

Maia em linha no que toca à Internet

Relativamente à Internet, 32% dos maiatos e de Portugal consideram que esta funcionalidade tem uma importância “elevada” num serviço de telecomunicações. No entanto, são os habitantes deste concelho (68%) e do distrito (69%) onde pertencem que dizem que a Internet tem pouca ou média relevância.

Em todo o caso, não existem grandes disparidades da realidade verificada no concelho da Maia quando comparada com aquilo que se regista no distrito do Porto e em Portugal.

 

Telefone fixo destaca-se entre os maiatos

Embora a maioria dos residentes do município da Maia (61%) afirmar que o Telefone tem pouca importância, 39% atribuem-lhe ainda alguma relevância. Já no Porto, esta funcionalidade tem ainda menos importância num pacote de telecomunicações (66%).

Todavia, os maiatos seguem um certo padrão do resto do país, uma vez que 9% dos utilizadores atribuem importância “elevada” ao Telefone Fixo. No distrito do Porto há menos pessoas que consideram este serviço essencial num pacote de telecomunicações (92%).

 

Maiatos preferem a NOS como operadora

Na hora de escolher a operadora, a NOS revela-se a prioridade de 38% dos habitantes do município da Maia. A Vodafone segue em segundo lugar (33%) como a entidade mais preponderante entre os maiatos. Já a MEO fica com a medalha de bronze ao adquirir 28% das preferências. Apenas 1% da população da Maia opta pela NOWO, o que poderá justificar-se pela fraca cobertura não só nesse município como em todo o país.

Segundo os resultados do estudo do ComparaJá.pt, o cenário deste concelho é desfasado daquilo que acontece no território nacional, uma vez que aqui a operadora de eleição é a MEO (38%). De seguida, a escolha dos habitantes em Portugal recaí sobre a MEO (33%) e só depois aparece a Vodafone como a operadora preferida do país (23%).

 

 

Compartilhar este post