Campeonato Nacional de Agility é já este fim de semana

Campeonato Nacional de Agility é já este fim de semana

A 17ª Prova do Campeonato Nacional de Agility realiza-se nos próximos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Centro Equestre de Bougado, na Trofa. Ao mesmo tempo, decorrem as Provas Jocker, que selecionam as duplas portuguesas que irão participar no Campeonato Europeu de Agility, que se realiza de 1 a 4 de agosto de 2024 em Southam, em Inglaterra. 

Estas provas, organizadas pela Escola de Agility Dogshot Training da Maia, vão contar com um número recorde de participantes – 81 duplas nacionais e internacionais. Além de participantes vindos de todos os pontos do país, inclusive do Algarve, há nove clubes espanhóis, num total de 14 duplas. 

No dia 1 as provas iniciam-se às 13h; no dia 2 às 10h e no dia 3 às 9h. 

O Agility é um desporto praticado por duplas constituídas por um cão e o seu condutor. Este deve conduzir o cão utilizando apenas gestos e comandos verbais, sem nunca tocar no animal de forma voluntária. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível. Assim, o Agility é um desporto de habilidade e, ao mesmo tempo, de velocidade, sendo este um critério decisivo de desempate. Existem cinco categorias de acordo com o tamanho do cão – XS, S, M, I e L, e quatro graus de dificuldade, sendo o mais fácil o Grau 0 e o mais difícil o Grau 3. As duplas vão subindo de grau à medida que vão fazendo os pontos necessários para tal.

Qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar Agility desde que as suas condições de saúde assim o permitam.

Compartilhar este post