Terceira edição da Exposição de Camélias, na Maia, já tem data marcada

Terceira edição da Exposição de Camélias, na Maia, já tem data marcada

Depois do sucesso do ano transato, a Escola Príncipe da Beira é, mais uma vez, palco da Exposição de Camélias da Cidade da Maia, que decorre entre os dias 23 e 24 de março.

A iniciativa promove o património biológico e cultural da região, onde existem vários produtores de camélias, estimando-se que alguns dos exemplares tenham mais de 200 anos.

Com esta exposição, a autarquia pretende promover os diferentes tipos desta espécie de plantas à comunidade maiata, dando especial atenção à divulgação da Camélia Angelina Vieira, produzida por Germano Vieira, um maiato de referência e a Caméllia Japónica.

A “Caméllia Japónica”

Com a chegada no século XIX das primeiras Camélias à Europa, vindas do oriente pela mão dos nossos navegadores, desenvolveu-se um verdadeiro culto àquela planta. Esta começou por ser referida como a “rosa da China” ou “rosa do Japão”. Com necessidade de um clima húmido, temperaturas suaves e solos férteis e ácidos para se desenvolverem na sua plenitude, cria ambientes espetaculares e surpreendem mesmo, entendidos de todo o mundo.

No nosso país, obtém grande relevo na região norte e centro, como é o caso do nosso município, onde podemos visualizar alguns exemplares.  A primeira e mais conhecida a Caméllia japónica “Angelina Vieira”, de rara cor roxa, foi desenvolvida pelo médico humanista e apaixonado pela botânica, Germano Vieira Silva Torres, que decidiu dar o nome da esposa a este belo exemplar, perpetuando assim uma bela história de amor.

Na freguesia de Águas Santas, a Casa de Corim, edifício secular cuja beleza arquitetónica não deixa ninguém indiferente, possui jardins de frondosas árvores centenárias, onde predominam espécies como a Caméllia japónica. Na mesma freguesia, a Quinta da Granja, solar do séc. XVIII, possui no interior a par de uma capela Barroca e um jardim de buxo, japoneiras e camélias, que merecem ser visitadas e apreciadas. No Castêlo da Maia, a Quinta da Gruta é outro dos locais que apela aos sentidos e sensações, perante tal beleza desta espécie.

A exposição tem entrada gratuita e está aberta ao público nos seguintes horários:

23 de março | 14h30 (inauguração) – 18h00
24 de março | 10h00 – 18h00

Compartilhar este post