Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina hoje

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina hoje

Termina hoje a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que encoraja todos os Europeus e não só, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.

A data foi assinalada pela Lipor e pelos oito municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) que registaram 190 ações   durante toda a semana, envolvendo a comunidade em vários projetos. Notícia: https://www.jornaldamaia.pt/lipor-assinala-semana-europeia-da-prevencao-2023/

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) foi criada em 2009 como um projeto LIFE+ financiado pela UE e é impulsionada pelas autoridades públicas locais e regionais, onde se reúne todo o tipo de intervenientes- cidadãos, escolas, empresas, ONG e associações.

A mensagem que se pretende transmitir é baseada nos 3Rs: Redução de resíduos, Reutilização de produtos, Reciclagem de materiais — nesta ordem.

Reduzir: pergunte-se se você realmente precisa dos bens que vai comprar antes de comprá-los. Isso também vale para as embalagens em que alguns produtos vêm. Você pode talvez reaproveitar coisas ou pegar emprestado de um amigo ou consertar objetos quebrados ou compartilhar as ferramentas de um vizinho? Se a resposta for sim, então você pode — e deve — REDUZIR.

Reutilizar: é nesta parte que o consumidor consciente pode realmente fazer a diferença. Troque itens descartáveis ​​por reutilizáveis ​​em todas as áreas da sua vida! Esse é o caso não apenas do plástico, mas de todos os outros itens e produtos descartáveis! Convença seu empregador, colegas de classe, familiares, amigos ou vizinhos a fazerem o mesmo!

Reciclagem: é melhor que deitar em aterro, mas não é a nossa opção preferida. Por que? Se precisar reciclar alguma coisa, significa que já está gerando lixo. Se você leva a sério a reutilização e a redução, a reciclagem deve constituir apenas uma pequena parte dos seus esforços.

Fonte: https://ewwr.eu/

Compartilhar este post