Há 20 anos, o Castêlo da Maia GC era tricampeão nacional

Há 20 anos, o Castêlo da Maia GC era tricampeão nacional

Na edição nº81 do Jornal Maia Hoje, o Castêlo da Maia GC era capa. O Maia Hoje relembra este marco importante. Faça história, assine o jornal da sua terra!

Num Pavilhão onde dificilmente caberia mais alguém, a equipa maiata de voleibol conquistou o terceiro campeonato nacional consecutivo de voleibol. No quinto jogo do play-off, o Castêlo da Maia venceu o Esmoriz por três sets a zero, demonstrando grande superioridade, algo que não se verificou em partidas anteriores. Uma vitória que se junta ao triunfo na Taça de Portugal, numa dobradinha igualmente conseguida pela equipa sénior feminina.

Foram muitos os que aproveitaram o feriado para ver “in loco” a finalíssima do Campeonato Nacional de Voleibol. Tantos que obrigaram a um atraso de 15 minutos no início do jogo. Quanto à partida, foi evidente a superioridade do Castêlo da Maia Ginásio Clube sobre o Esmoriz Ginásio Clube, patente no resultado 25-21, 25-13, 25-19. Os maiatos não concederam facilidades durante embate mantendo, ao longo do encontro, a vantagem controlada.

O primeiro set foi o mais equilibrado com o Castêlo da Maia a situar-se na frente, seguido de perto pelo Esmoriz, que, no entanto, não produziu grande ameaça. Notava-se no início do encontro o peso da responsabilidade que o jogo representava, um factor mais facilmente ultrapassado pelo Castêlo, o que terá contribuído para a vitória no primeiro set. A segunda partida foi aquela em que a equipa maiata demonstrou maior capacidade, face a algum nervosismo patente na equipa adversária, a que se juntaram algumas reclamações decisões dos árbitros. Assim, em apenas 13 minutos o Castêlo da Maia levou de vencido o segundo set. No terceiro e último set, o equilíbrio voltou nos primeiros minutos, com as duas equipas empatadas em pontos, ao que se seguiu o controlo do jogo por parte da equipa da casa que mantinha a vantagem nos quatro pontos. O Esmoriz esforçava-se por oferecer uma réplica capaz, chegando a estar a apenas um ponto dos jogadores maiatos, altura em que o Castêlo agarrou definitivamente a vitória apoiado efusivamente pelas centenas de adeptos presentes.

O Castêlo conquista assim o terceiro título consecutivo, ultrapassando o Benfica e o Esmoriz. O próximo na lista é o Sporting com cinco Campeonatos no seu palmarés.

«Verdadeira Final»

Visivelmente emocionado, Luís Resende afirmou esta vitória como plenamente merecida, «O jogo teve características de uma verdadeira final. Indiscutivelmente, ganhou a equipa que mais mereceu ganhar hoje. O Castêlo da Maia porque liderou o Campeonato Nacional durante todo o ano e porque atingiu a terceira vitória neste play-off é um justo vencedor».

Já Francisco Fidalgo, técnico do Esmoriz, era a face da desilusão confessando ter chegado a acreditar numa vitória da sua equipa, face aos resultados obtidos, «As duas vitórias que conseguimos deram-me uma sensação de segurança e confiança em relação à equipa neste momento difícil. É uma pena, porque nós devíamos a nós próprios e às pessoas que nos têm acompanhado um bom espectáculo, mesmo que não ganhássemos».

No final do encontro era visível o desportivismo entre as duas equipas, com Luís Resende a deixar uma palavra de conforto à equipa adversária, «Uma palavra de estima, consideração e profundo respeito pelo estado de alma em que se encontram os nossos companheiros de play-off. Porque juntos construímos espectáculos lindíssimos e demos um contributo bastante grande para uma cada vez maior implementação da modalidade em Portugal.

Associado a esta vitória, esteve Bragança Fernandes, Presidente da Câmara da Maia, que compareceu no Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube, «O Castêlo tem grandes atletas e estão todos de parabéns. Foram três a zero, num pavilhão completamente cheio. Foi muito bom». O autarca revelou estar a planear uma recepção na Câmara Municipal, não só a estes, como a outros campeões maiatos, «Vão haver mais campeões e, portanto, mais tarde, no salão nobre, irei homenagear estes atletas»”.

Compartilhar este post