“Encontro com o escritor: João Melo”

“Encontro com o escritor: João Melo”

No dia 14 de outubro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal da Maia, a Comunidade de Leitores, promove um encontro com o escritor João de Melo com especial destaque para a sua obra “Autópsia de um mar de ruínas”.

João de Melo, que venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira de 2016,nasceu nos Açores, em 1949. Aos 11 anos, deixa a sua ilha natal para prosseguir os estudos no continente, como aluno interno do Seminário dos Dominicanos, onde permanece entre 1960 e 1967. Abandonado o seminário, passa a viver em Lisboa, prosseguindo os estudos enquanto trabalha e iniciando colaborações na imprensa escrita.

A incorporação no exército, em 1970, e a posterior ida para Angola, onde permaneceu 27 meses numa zona de guerra, marcá-lo-ão em termos pessoais e literários, sendo tema de vários livros seus, de que se destaca, na ficção, Autópsia de Um Mar de Ruínas, romance que é uma referência na literatura portuguesa sobre a guerra colonial.

Já após a revolução de Abril de 1974, João de Melo licencia-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, mantendo sempre colaboração em diversas revistas literárias e torna-se professor do ensino secundário, atividade em que reparte até hoje o seu tempo com a escrita literária.

 

Compartilhar este post