“Programa Sorriso Feliz” sensibiliza para questões de saúde oral e pública

“Programa Sorriso Feliz” sensibiliza para questões de saúde oral e pública

A Legião da Boa Vontade promove, desde 2001, a importância da saúde oral e pública nas cidades do Porto, Lisboa e Coimbra com o Programa Sorriso Feliz.

A boca é um local favorável à acumulação de bactérias, as quais podem ser combatidas através de uma boa higiene oral. O Programa Sorriso Feliz disponibiliza tratamentos na sua Unidade Móvel de Saúde Oral para a promoção de melhores índices de qualidade de vida, contribuindo para a melhoria da saúde oral de crianças e adultos residentes na cidade do Porto, Lisboa e Coimbra.

O Programa Sorriso Feliz trabalha com mais de duzentos parceiros sociais, entre eles instituições, jardins de infância, escolas e lares. Foi, recentemente, condecorado na categoria Prémio Solidariedade Social, da iniciativa Prémios Saúde Oral 2014, organizada pela SAÚDE ORAL, revista publicada pelo Grupo IFE.

O “Sorriso Feliz” tem à sua disponibilidade Unidades Móveis de Saúde Oral, Escovários Sociais, Clínicas Solidárias e o PROASO (Programa de Agentes Comunitários de Saúde Oral), uma vertente do programa que presta formação a voluntários da Instituição, transformando-os em Agentes Comunitários de Saúde Oral.

Caso seja necessário encaminhar os pacientes diretamente ao Dentista, o Programa conta com a colaboração da Universidade Fernando Pessoa, no Porto; da Clínica do Alto e do MMS – Consultório Dentário, em Lisboa, e do Departamento de Medicina Dentária dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

O III Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais realizado, em 2015, pela Direção-Geral da Saúde em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas, verificou que os cuidados com a saúde oral têm vindo a aumentar, bem como a percentagem de crianças e jovens que realizam a higiene oral em particular à noite, antes de deitar: em 2006, aos 6 anos era de 35%, aos 12 anos de 51 % e aos 15 anos de 45%; em 2013 aos 6 anos era de 84%, aos 12 anos 87 % e aos 18 anos de 84%.

Este mês, o Programa Sorriso Feliz conta com os seguintes parceiros sociais: ADEIMA e a ASSOCIAÇÃO MAIS (S. Mamede de Infesta), CATL do Centro de Apoio à Comunidade Major Valentim Loureiro, Fundação Nuno Silveira (Fânzeres), Centro Social da Fonte da Moura, Jardim de Infância “O Mineiro”, Centro Escolar do Carvalhal – Mó, Jardim de Infância “Belo horizonte”, Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura, Lar de Santa Clara e São Francisco – Campo Grande, Jardim de Infância Monte Abrãao II – Queluz, associação Crevide – Moscavide, Rotas do Bairro E6G – Bairro Santos Rego, Centro de Santa Clara de Assis – Bairro do Zambujal, Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima, Jardim de Infância Nossa Senhora dos Milagres, Escola Básica do Ingote, Jardim de Infância Dra. Odete Isabel, Centro Bem-Estar Infantil do Seixo de Mira, Casa da Criança de Mira e Jardim de Infância Passo a Passo.

Compartilhar este post