Professor Sobrinho Simões apresentou palestra sobre os vírus e as suas consequências

Professor Sobrinho Simões apresentou palestra sobre os vírus e as suas consequências

Escola Secundária do Castêlo da Maia convidou o médico Manuel Sobrinho Simões para discutir o que são as infeções pelos vírus e pelos outros microrganismos.

A Biblioteca Escolar em conjunto com o Grupo Disciplinar de Biologia organizou um encontro com o Professor Doutor Sobrinho Simões, onde foi abordado o tema “Consequências genéticas para o ser humano resultantes do contacto com os vírus e outros microrganismos”.

O encontro realizou-se no auditório da Escola Secundária do Castêlo da Maia e contou com a presença de vários alunos, professores e docentes.

O Maia Hoje teve a oportunidade de falar com o orador, antes da palestra, que nos explicou esclarecidamente o que ia abordar «eu vou discutir o que são as infeções pelos vírus e pelos outros microrganismos. No fundo, venho discutir a saúde porque tem “muito mais graça” e é muito mais diversa que as doenças».

A convite das professoras Esmeralda Pinto e Teresa Barbosa, Sobrinho Simões falou da importância escola «é de pequenino que se torce o pepino. Nós não temos hipótese de desenvolver a sociedade se não aproveitarmos a parte escolar para dar a noção da realidade» e acrescentou «a sociedade passa pela aprendizagem na escola».

O tema da pandemia Covid-19 não poderia deixar de ser comentado, uma vez que «foi uma surpresa desagradável porque nós já há muito tempo que não tínhamos as pestes. O que aconteceu foi fruto das alterações do ecossistema» conclui o professor.

Em entrevista ao Maia Hoje TV, a professora de português, Teresa Barbosa, explicou o surgimento da ideia desta palestra «surgiu uma ideia porque a professora Esmeralda Pinto faz parte da equipa da Biblioteca e consideramos que as ciências também são leitura e são atividade de leitura. Daí lembrarmo-nos desta pessoa tão importante e tão boa comunicadora na área das ciências».

Já a professora de ciências, Esmeralda Pinto explicou «o professor vai apresentar a temática dos vírus e como podem influenciar os seres vivos, nomeadamente o Homem e o seu ADN quais as repercussões no futuro, nomeadamente no aparecimento das células cancerosas». O tema é abordado nas aulas de ciências desde o 10º ao 12º ano «que tem todo o interesse, para os alunos, ouvir falar de algo mais geral e com muita importância na vida deles e de toda a sociedade». 

Compartilhar este post