Procissão dos Passos, em Nogueira, juntou centenas de pessoas

Procissão dos Passos, em Nogueira, juntou centenas de pessoas

Realizaram-se na paróquia de Santa Maria de Nogueira – Maia, as cerimónias inerentes à via Sacra, popularmente conhecidas como Procissão dos Passos, evocativas do trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte, até ao Monte do Calvário, onde foi crucificado.

Esta celebração, que acontece nesta paróquia desde 1851 e sempre no terceiro domingo da Quaresma, teve início com as confissões e prosseguiram com a Via Sacra na quinta e sexta, dias 9 e 10 de março.

Em complemento, no sábado, dia 11 de março, para além da missa vespertina, celebrou-se a Via Sacra e, posteriormente, a trasladação do Monte do Calvário para a igreja paroquial da imagem do Senhor dos Passos incorporada numa procissão de velas.

Já no domingo, dia 12 de março, decorreram as cerimónias de maior relevo e impacto, que registaram o maior número de participantes: as Procissões do Senhor dos Passos, saída da Igreja Paroquial e a do Encontro ou da Senhora das Dores, vinda da Capela do Monte do Calvário, ambas em direção ao Largo de Barroso.

Neste local (figura 1) o Padre Joaquim Moreira, da Congregação dos Missionários Combonianos, proferiu o sermão do Encontro que simboliza o derradeiro encontro de mãe e filho, perante uma multidão atenta e silenciosa.

Seguiu-se a procissão em direção ao Monte do Calvário, onde o orador atrás referido, proferiu um outro sermão pleno de sentimento e assertivo relativamente ao momento.

Esta invocação terminou com o aparecimento da imagem de Cristo Crucificado, na varanda existente por cima da porta principal da Capela.

Incorporaram-se neste evento, representantes da Câmara Municipal da Maia e da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura e os seguintes Padres: José Augusto (Nogueira e Silva Escura); Domingos Areais (S. Pedro Fins e Folgosa); Micael (S. Mamede e S. Romão de Coronado); Renato (Gaia) e a Banda de Música de Moreira da Maia.

Participaram ainda as Confrarias dos Passos da Maia, S. Mamede de Infesta; Avintes (Gaia); as Passistas de S. Mamede de Coronado (Trofa); o Agrupamento de Escuteiros 1411 de Nogueira; o Grupo Coral de Santa Maria de Nogueira; Jovens das Paróquias de Nogueira e Silva Escura com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e acólitos de Nogueira, Silva Escura e Pedrouços.

Esta procissão, percorre sempre parte do seu percurso por uma das principais artérias da Paróquia e cumpre paragens em cinco capelas da Via Dolorosa (Via Sacra) que datam de 1861, terminando na Capela do Monte do Calvário cuja data de construção é mais antiga (1859), locais onde se registou a presença de muitos assistentes.

Este pormenor tem relevância, por aquando da Implantação da República e devido à proibição de manifestações religiosas em locais públicos, o seu percurso foi alterado, passando pelo adro e de imediato seguia por um caminho particular para o Monte do Calvário (ou Monte da Farrapa como à época era denominado).

A fundação da Irmandade do Senhor dos Passos, data de 15 de abril de 1895.

Bruna Pinto Lopes, jornalista, em colaboração com Agostinho Silva

Compartilhar este post