Praça do Município prepara-se para receber escultura com 15 metros de altura

Praça do Município prepara-se para receber escultura com 15 metros de altura

Com cerca de 15 metros e três mil quilos, a escultura em aço corten da autoria de Robert Schad será erguida na Praça do Município. Trabalhos já começaram.

Um tributo à imagem feminina. É essa a mensagem que pretende passar a escultura “Zmork 2020”, da autoria do artista alemão, adquirida pela Câmara Municipal da Maia, e agora prestes a ser exposta na Praça Doutor José Vieira de Carvalho. O Jornal da Maia soube que a escultura, em aço corten, irá erguer-se ao longo de 15 metros e pesa cerca de três mil quilos. Os trabalhos de montagem da estrutura iniciaram esta segunda-feira, 1 de fevereiro, e a inauguração deverá ter data marcada para o próximo dia 19 de fevereiro.

O investimento é de 74.350 euros e a contratação da aquisição dos serviços de conceção e produção da escultura data de dezembro de 2019.

Robert Schad é o autor da Cruz Alta, um monumento com 34 metros de altura, exposta, desde 2007, no Santuário de Fátima.

A iniciativa tem como parceira a INDIMESA, uma empresa inserida na indústria metalomecânica e soluções ambientais, sediada em Águas Santas, e representada pelo maiato António Carneiro, fundador da empresa, com quem o escultor estabelece uma relação de cumplicidade artística.

Relembre-se que a Maia foi o primeiro município urbano a receber a integrar a exposição nacional “Percurso Lusitano”, de Robert Schad, na Praça do Município, entre junho de 2017 e março de 2018.

«Uma forma de investir na arte»

Em setembro do ano passado, Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, mostrou-se feliz com a aquisição por «termos alguma capacidade de investir». O autarca explicou que «são coisas pesadas, tanto em densidade, como em custo», no entanto «vejo isto como uma forma de investir na arte», disse, ao acrescentar que esta pretende ser uma ajuda aos artistas, que atuamente, face à situação pandémica que o mundo atravessa, passam algumas dificuldades.

Compartilhar este post