O regresso do Turismo às cidades do Norte

O regresso do Turismo às cidades do Norte

Nas cidades do Porto e Norte de Portugal, o turismo aumentou 35%, durante a época alta de Verão, em comparação com o ano passado.

Aos poucos vai-se notando um regresso gradual do turismo às cidades nortenhas. O setor foi afetado, o ano passado, pela pandemia e pelas restrições de viajar para Portugal. O esforço feito pelo setor do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) tem apresentado resultados motivadores. Através da sua resiliência, de campanhas dirigidas ao consumidor final, “ações de charme e viagens de jornalistas ao nosso destino, dos principais mercados internacionais”, conseguiram uma taxa de ocupação de empreendimentos turísticos a rondar os 50%. Só as regiões do Douro, Minho e Trás-os-Montes ultrapassam os 80%, semelhança do que aconteceu no ano de 2020.

Com o objetivo de aumentar a atração turística, o TPNP realizou campanhas como a “Desperte com o Porto e Norte” que originou “mais de 5,5 milhões de impressões e cerca de mil pedidos de informação do destino no nosso live chat”. Também a série de filmes promocionais lançados pelo TPNP, com temas como luxo e lifestyle, gastronomia e vinhos, natureza e turismo ativo ou património e religião, contribuiu para um aumento da atração turística. Para além destes incentivos, também foram chamados “mais de 110 jornalistas, em 44 press trips orientadas a 16 mercados”. Com isto, foram feitos artigos no “The National Geographic Traveller”, “The Lonely Planet”, o “Le Figaro”,” Forbes”, entre muitos outros.

O presidente do TPNP, Luís Pedro Martins refere que «mesmo longe dos números de 2019, estamos numa fase de recuperação da confiança em viajar e o Porto e Norte de Portugal ocupa, claramente, uma boa posição na preferência do turismo internacional pelo destino Portugal». O turismo internacional está a voltar, no entanto o «maior enfoque são os mercados europeus de proximidade». Para voltar ao que era antes, é necessário atrair outros países mais longínquos, «Brasil, Estados Unidos da América e Canadá são mercados muito importantes para o Porto e Norte de Portugal e esses ainda se apresentam de forma tímida, seja pela falta de confiança pelo facto de estarem a milhares de quilómetros de casa e durante muito tempo, seja pela falta de ligações aéreas ao nosso destino».

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