Novo ciclo da Política de Coesão da União Europeia para 2021/2027

Novo ciclo da Política de Coesão da União Europeia para 2021/2027

Presidente da CCDR-N ouve empresários, instituições e personalidades da Região Norte.

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, iniciou na passada terça-feira uma ronda de auscultações a personalidades, instituições e empresários da Região Norte, procurando uma base alargada de envolvimento regional nas principais políticas e dossiês da instituição.

Sob um formato de fóruns informais, estes encontros têm como pano de fundo o novo ciclo da Política de Coesão da União Europeia, para o horizonte 2021/2027, e a definição de novas estratégias nacionais e regionais para a aplicação desse próximo pacote de ajudas comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência português.

Nos contactos que estabelecerá, António Cunha apresentará a visão e apostas da estratégia “NORTE 2030”, aprovada a 30 de dezembro de 2020, assim como a recente participação pública da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte relativa à proposta de PRR.

Com estas auscultações, o Presidente da CCDR-N espera poder «aprofundar» o reconhecimento das prioridades da estratégia regional e a sua «incorporação» em diversos setores e âmbitos de atuação, como a investigação e o desenvolvimento tecnológico, as indústrias exportadoras, o turismo, o agroalimentar e os vinhos, a cultura e a criatividade, entre outros.

Os intervenientes incluem nomes como Valente de Oliveira, Braga da Cruz e Silva Peneda, antigos dirigentes da CCDR-N, assim como Isabel Pires de Lima, Teresa Andresen, Manuel Sobrinho Simões, Katty Xiomara, Madalena Alves, José Manuel de Araújo Baptista Mendonça, Carlos António Alves Bernardo, António Fontainhas Fernandes, Luís Portela, José Marques dos Santos, Miguel Cadilhe, António Marquez Filipe e Rui Sá.

O Conselho Regional do Norte voltará a reunir a 30 de Março, tendo na agenda o próximo ciclo de ajudas comunitárias à Região Norte.

Compartilhar este post