No Dia da Internet Mais Segura, GNR lança ação de sensibilização

No Dia da Internet Mais Segura, GNR lança ação de sensibilização

GNR lança operação “Internet Mais Segura 2021” para prevenir comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet.

Visando contribuir para a prevenção de comportamentos de risco inerentes à utilização da Internet, hoje, 9 de fevereiro, dia em que se comemora o Dia da Internet Mais Segura, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Microsoft Portugal, lança a operação “Internet Mais Segura 2021”, que se materializará através de ações de sensibilização digitais que serão direcionadas para a comunidade escolar.

Face à atual conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial, sendo neste enquadramento especial que a GNR e a Microsoft Portugal se associaram para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar, de 9 a 12 de fevereiro, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC). Estas ações irão focar-se nas crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos para questões como o cyberbullying,  furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual destacamos os videojogos, e serão divulgadas através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 000 alunos.

A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, destacando as seguintes dicas:
– Use passwords fortes;
– Não guarde os seus dados pessoais no navegador da Internet;
– Não partilhe dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta;
– Mantenha o seu antivírus atualizado;
– Verifique e controle a dependência de internet junto dos seus familiares e amigos.

APAV divulga Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2020 e Kit Data Detox x Youth

No âmbito do Dia da Internet Mais Segura, a APAV divulga as Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2020 e apresenta um kit de atividades para ajudar os jovens a pensarem sobre diferentes aspetos das suas vidas digitais, desde os seus perfis nas redes sociais às passwords.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta hoje, assinalando o Dia da Internet Mais Segura, as Estatísticas APAV | Linha Internet Segura 2020, resultado da análise desta linha que presta apoio nas duas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na Internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.

Em 2020, ano em que todos/as fomos, de alguma forma, impactados pela pandemia de COVID-19, a Linha Internet Segura registou um total de 1.164 processos nas duas vertentes: atendimento (helpline) e denúncia (hotline). Este documento apresenta estatísticas específicas relativas aos processos de atendimento e apoio, crimes e outras formas de violência registados, bem como o perfil da vítima de crime.

A Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde janeiro de 2019, abrange ainda a vertente de sensibilização. Os jovens, e a sociedade de uma forma geral, estão agora mais dependentes da tecnologia do que nunca. Torna-se cada vez mais importante dar um passo atrás e questionar as apps e plataformas que usamos todos os dias para socializar, exercitar, aprender e partilhar.

Por isto, e ainda no âmbito do Dia da Internet Mais Segura, realizamos hoje, 9 de fevereiro, pelas 17h30, em direto no Youtube e Facebook da APAV, a apresentação do Data Detox x Youth, um kit de atividades para ajudar os jovens a pensarem sobre diferentes aspetos das suas vidas digitais, desde os seus perfis nas redes sociais às passwords, com atividades para reflexão e diversão.

Pretendemos que este kit chegue aos mais jovens, mas revela-se fundamental a sensibilização dos pais, educadores/as e outros/as para que possam utilizar esta ferramenta e passar a mensagem.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 9h e as 21h) ou do e-mail linhainternetsegura@apav.pt. O apoio é confidencial e gratuito.

Compartilhar este post