Mestre FIDE José Padeiro e Augusto Fonseca triunfam nas Ligas de Xadrez da Maia

Mestre FIDE José Padeiro e Augusto Fonseca triunfam nas Ligas de Xadrez da Maia

Disputadas online, as Ligas de Xadrez da Maia contaram com a participação de mais de 30 xadrezistas, divididos pelas duas ligas competitivas.

A Associação de Xadrez da Maia promoveu, ao longo deste mês de julho, as Ligas de Xadrez da Maia, disputadas online, de forma a evitar todos os riscos associados à pandemia da Covid19.

A competição contou com a participação de mais de 30 xadrezistas, divididos pelas duas ligas competitivas.

A 1ª Liga contou com 16 participantes, com destaque para o Mestre FIDE José Padeiro, capitão da equipa Maiata, atualmente a viver na Bulgária, e para o jovem xadrezista maiato Paulo Monteiro, quê soma no seu currículo diversos títulos de campeão distrital e nacional de jovens, sendo já uma certeza do xadrez nacional.

A 2ª Liga, competição destinada aos xadrezistas menos cotados e também aos mais recentes praticantes da Associação de Xadrez da Maia, contou com quase duas dezenas de participantes.

Em cada uma das dez rondas da competição, os xadrezistas defrontaram-se, jogando match’s de duas partidas na 2ª liga e quatro na 1ª Liga, procurando levar de vencida o seu adversário, com vista a vitória final.

No final das 10 rondas, o Mestre FIDE José Padeiro foi o vencedor incontestado da 1ª Liga com um registo imaculado de 9 vitórias e 1 empate, num total de 9,5 pontos, seguido de Luís Araújo, xadrezista maiato residente no Castêlo da Maia, com 9 pontos, e a ocupar o último lugar do pódio ficou o jovem Paulo Monteiro, da Cidade da Maia, com 8 pontos. Desceram de divisão os três últimos classificados, Pedro Areal, Gilberto Selores e Nuno Sousa.

Quanto à 2ª Liga, o vencedor foi Augusto Fonseca, da freguesia Cidade da Maia, com 8,5 pontos. A ocupar a segunda posição, com 8 pontos, ficou o Francisco Duarte, natural de Águas Santas, e com 7,5 pontos, a encerrar o pódio, ficou o Bruno Esteves, residente em Vila Nova da Telha. Estes três atletas subiram para a 1ª Liga da Maia.

Dado o «sucesso» desta edição, a Associação de Xadrez da Maia avançou com a informação de que irá ser realizada a segunda edição das Ligas de Xadrez da Maia, com início previsto para 1 de setembro, sendo abertas em breve as inscrições para todos os interessados.

Para Augusto Fonseca, presidente da Associação de Xadrez da Maia, o balanço foi «extremamente positivo», destacando a iniciativa como «um claro exemplo da atração exercida pelo Xadrez junto da comunidade, bem como uma forma de a Associação de Xadrez da Maia se aproximar ainda mais da comunidade maiata e promover o Xadrez como um desporto para todos».

 

Fotografia com direitos reservados

Compartilhar este post