Air Invictus leva acrobacias aos céus e obriga a condicionamentos de trânsito no Porto

Air Invictus leva acrobacias aos céus e obriga a condicionamentos de trânsito no Porto

Os aviões levantam voo este fim de semana, de 19 a 21 de junho, para percorrerem os céus e as margens do Douro num espetáculo de acrobacias e inovação.

A iniciativa unes os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia, através de exibições civis e militares, corridas aéreas e espetáculos noturnos de drones. Considerando a incidência no evento na zona ribeirinha, a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai aplicar várias medidas de segurança e condicionamentos de trânsito.

Neste contexto, a partir das 09h00 de sábado (dia 20), a PSP informa que serão implementados na cidade diversos condicionamentos e restrições de circulação com especial incidência na zona ribeirinha. A PSP informa que, para minimizar os constrangimentos para residentes, trabalhadores e visitantes, estas medidas serão aplicadas de «forma gradual e progressiva», abrangendo diferentes áreas do centro da cidade. Os condicionamentos ao trânsito automóvel estabelecidos visam ainda garantir a criação dos corredores de segurança necessários e canais de circulação amplos.

A Câmara do Porto, o promotor do evento e as forças de segurança recomendam o uso dos transportes públicos (STCP, Metro ou os Comboios de Portugal). Inclusive, os autocarros da STCP vão manter a circulação, em algumas artérias da zona condicionada.

Para além das restrições mais gerais, estes são alguns dos principais condicionamentos previstos para o evento:

– Encerramento da circulação pedonal/automóvel do tabuleiro Superior/Inferior da Ponte Luiz I, entre as 10 e as 24 horas, do dia 20 para 21 de junho, mantendo-se o trânsito rodoviário/pedonal na Ponte do Infante;

– O acesso pedonal entre o Porto e Vila Nova de Gaia deverá ser feito por metro/comboio pela Estação de General Torres até Santo Ovídio, sul/norte, bem como através das Escadas dos Guindais e Fontaínhas (Calçada das Carquejeiras);

Segundo a PSP, caso se verifique um elevado fluxo de pessoas no Largo D. Luís I, o trânsito pedonal na Rua Calçada da Serra e na Rua Casino da Ponte ficará condicionado. O trânsito pedonal do Jardim do Morro passará a utilizar a Ponte do Infante ou o metro para efetuar a travessia para o Porto;

– O trânsito relativo ao acesso a moradores (garagens) e relativos à realização de cargas e descargas estará condicionado durante o período em que durará o condicionamento;

– O restante trânsito, nomeadamente veículos de emergência, entre outros devidamente credenciados, será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo/passagem.

Cuidados a ter com as crianças

A PSP aconselha ainda os cidadãos que se façam acompanhar de crianças a efetuarem previamente o respetivo registo no programa “Estou Aqui! Crianças”, disponível online. Em alternativa, poderão realizar o registo no próprio dia do evento junto da “Unidade Móvel de Atendimento da PSP”, que estará instalada nas imediações do Museu do Carro Elétrico, no Porto, e da Praia do Titã, em Matosinhos.

Adicionalmente, e com vista a reforçar a segurança e o bem-estar dos mais novos, a PSP, em parceria com o INEM, disponibilizará duas psicólogas para o acolhimento e acompanhamento de crianças que se encontrem, temporariamente, separadas dos seus responsáveis. Este apoio estará disponível na Esquadra do Infante, no Porto, e na Unidade Móvel da PSP, em Vila Nova de Gaia.

Share this post