Maia| “Uma mensalidade grátis” aos feirantes que deixem o espaço limpo
“Feira Limpa, Compras com Gosto” é o mais recente projeto da Lipor, em parceria com a Maiambiente, com o patrocínio da Sociedade Ponto Verde, que consiste na sensibilização das pessoas para manter a Feira limpa e livre de lixo.
O projeto teve início esta quinta-feira, dia 14 de setembro, na Feira de Pedras Rubras, na Vila de Moreira. Marta Peneda, presidente do Conselho de Administração da Maiambiente e vereadora do ambiente da CM Maia; Fernando Leite, administrador da Lipor; Carlos Mendes, administrador da Maiambiente e Carlos Moreira, presidente da Junta da Vila de Moreira estiveram em contacto com os comerciantes e com os consumidores, incentivando à prática da reciclagem.
«Todos nós sabemos que as Feiras são grandes produtores de resíduos, resíduos esses que são importantes recursos que devemos valorizar» começa por explicar Marta Peneda, enquanto distribui sacos amarelos e azuis para que os feirantes possam fazer uma separação correta dos seus resíduos, quer das embalagens, quer do papel e do cartão.
No final, os comerciantes serão avaliados pelo seu desempenho, através de um concurso «todos os feirantes que tenham o seu espaço limpo, no final da Feira, vão ficar automaticamente habilitados a um sorteio que os vai permitir ficar isentos do pagamento de taxa da ocupação da Feira» acrescenta ainda Marta Peneda.
Ao mesmo tempo, Carlos Moreira era abordado pelos fregueses e distribuía os sacos de pano aos consumidores «queremos evitar o uso do saco plástico e tentar, lentamente, mudar as mentalidades». Na opinião do presidente da junta de freguesia, os comerciantes «estão a ouvir e estão sensibilizados para ajudar neste desafio».
A iniciativa, que começou logo pela manhã, foi acompanhada com uma distribuição de sacos de pano para os clientes, animada por uma equipa de atores, que encenavam sobre esta temática. Na parte da tarde, os responsáveis dirigiram-se para a Feira de Pedrouços, com o mesmo propósito.