Maia alcança valor notável no mês de junho

Maia alcança valor notável no mês de junho

Taxas de reciclagem na Maia atingem valores máximos no mês de junho. Resultados são origem da recolha seletiva e da redução de resíduos indiferenciados.

No último mês, o nosso concelho registou uma taxa de 38,6% no que diz respeito à reciclagem. No acumulado do semestre, o valor registado é de 36,8%. Segundo a Maiambiente, estes resultados são originados pelo aumento da recolha seletiva e pela redução dos resíduos indiferenciados, importante indicador para as metas de prevenção.

“Considerando os valores médios separados por habitante nas frações papel, embalagens e vidro, o indicador de Retoma de Recolha Seletiva é muito expressivo, com registo de 82kg/hab.ano, o mais elevado entre os valores conhecidos” refere empresa maiata, em comunicado de imprensa.

Dos resultados obtidos, o destaque vai para os resíduos alimentares, que cresceram 68%, com uma recolha superior a 1.300 toneladas, representando, atualmente, 12% do total de resíduos recolhidos separadamente. Também os resíduos têxteis e o vidro plano registaram crescimentos significativos face ao ano anterior, de 11,6% e 12,1%, respetivamente.

A Maiambiente acrescenta ainda que, no que concerne à recolha seletiva de resíduos de jardim, estes passaram a representar 10% dos resíduos recolhidos seletivamente, um resultado que a Maiambiente pretende aumentar já no segundo semestre. Nesse sentido, lançou neste mês de julho um projeto piloto de recolha seletiva porta-a-porta de resíduos de jardim, com a distribuição de sacos reutilizáveis (minibag) para seu acondicionamento e posterior entrega para recolha, abrangendo as urbanizações do Novo Rumo, Nosso Jardim, Chantre, Lidador e Nortecoope. Através deste piloto, a Maiambiente irá aferir a adesão da população a este serviço, de modo a que, posteriormente, seja equacionada a sua viabilidade e eventual alargamento a outras áreas do concelho.

Ao nível das emissões, que resultam do consumo de combustíveis fósseis, destaque para o reforço da frota alimentada a gás natural comprimido e, portanto, menos poluente, bem como a compensação de todas as emissões de carbono, da frota alimentada a diesel, cada vez menos representativa. 

Assim e segundo a Maiambiente «os números alcançados são o resultado do trabalho exemplar da nossa empresa municipal, no incremento das melhores práticas de recolha seletiva e tratamento dos resíduos, facto que tem vindo a confirmar, cada vez mais, o seu reconhecimento a nível nacional e internacional como uma empresa de referência neste setor, em simultâneo com o empenho dos Maiatos nos últimos anos no que toca à reciclagem e em contribuir para o cumprimento do desígnio estabelecido pela Câmara Municipal da Maia de alcançar sustentabilidade integral no território concelhio».

Compartilhar este post