Lipor inaugura unidade capaz de tratar 30 000 toneladas de embalagens por ano

Lipor inaugura unidade capaz de tratar 30 000 toneladas de embalagens por ano

A Lipor e os municípios associados inauguraram esta segunda-feira, dia 11 de setembro, a nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens, na presença do secretário de estado do ambiente, Hugo Polido Pires e do Conselho de Administração da Lipor.

A Linha de Triagem Automática de Embalagens apresenta uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade de tratamento anual de mais de 30.000 toneladas de embalagens, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.

Segundo a entidade responsável, a este novo equipamento apresenta características ímpares no que toca à digitalização e à inovação, com a inclusão de ferramentas para a obtenção do balanço de massas em tempo real, a possibilidade de controlar remotamente a instalação, um sistema de enfardamento 100% automático e sistemas óticos dedicados ao controlo de qualidade com a capacidade de reconhecer embalagens através de inteligência artificial.

Para José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da LIPOR «este investimento, reforça a aposta da LIPOR e dos Municípios na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais e a enviar para a Reciclagem com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e Objetivos de Portugal perante a União Europeia».

Este equipamento apresenta um investimento de cerca de nove milhões de euros e foi financiado pelo POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Compartilhar este post