JSD Maia “Rally” das freguesias
De forma a criar laços entre os jovens e o poder autárquico, a JSD Maia apresentou o “Rally das Freguesias”, uma atividade que tem como objetivo «levar a conhecer as Juntas de Freguesias do concelho e os respetivos executivos» começa por explicar Carolina Carvalho, presidente da JSD Maia.
Sendo que no concelho da Maia existem 10 freguesias onde nove delas são PSD «facilita o contacto entre todos, mas queremos conhecer todas as juntas de freguesia e abrir portas à comunidade» referiu a presidente da concelhia da Maia.
A iniciativa começou no passado dia 12 de agosto, onde cerca de 12 jovens foram conhecer a Junta de Freguesia de S. Pedro Fins. Raquel Azevedo Freitas, presidente desta autarquia recebeu os convidados e fez uma visita guiada, onde apresentou os “cantos à casa”, dizendo ao Maia Hoje «é com muita satisfação que recebemos aqui esta iniciativa e ainda bem que somos os primeiros, é bom sinal. O que esperamos é uma conversa informal, responder as questões que nos forem colocadas, informar sobre os projetos que temos para a freguesia e corresponder às expectativas deles».
Em entrevista ao Maia Hoje, Raquel Freitas sublinhou a importância de atrair os jovens para a política «é a eles que cabe a responsabilidade de lutar para cuidar e valorizar as localidades e o concelho» e considerou que ainda «há um caminho a percorrer para que os jovens se interessem, para que haja motivação para lutar por aquilo que é deles e para terem orgulho na sua terra».
A visita correu normalmente e terminou com uma visita ao Monte de S. Miguel o Anjo. No final, Carolina Carvalho concluiu que «a JSD Maia ficou a conhecer melhor as características próprias da Freguesia assim como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Executivo, que é curiosamente, o mais jovem do Município» acrescentando que esta visita «consolidou a relação entre os jovens e o poder local, demonstrando uma vontade mútua de envolver os jovens na vida da comunidade».