Jovem corre 1 000 quilómetros para ajudar o IPO-Porto

Jovem corre 1 000 quilómetros para ajudar o IPO-Porto

A partir de amanhã, 22 de agosto, Pedro Nuno Costa, um jovem ex-remador, irá começar o seu percurso de mil quilómetros, com o objetivo de apoiar o IPO- Porto.

Segundo informação à imprensa, o atleta parte de Caminha e ao longo de 13 dias fará uma corrida solidária até chegar a Vila Real de Santo António. São 1.054 quilómetros da costa continental portuguesa, em 13 etapas de corrida, auma média diária de 81 quilómetros, ou seja, quase duas maratonas por dia, com uma duração estimada de oito a nove horas diárias.

D.R.

A única meta que o atleta tem em mente é angariar o máximo possível de fundos, em prol da missão do Instituto Português de Oncologia do Porto. Pela importância que a unidade hospitalar teve “na vida de pessoas muito próximas” de si, sobretudo nos últimos anos das suas 23 primaveras.

Lesões sucessivas em 13 anos de prática diária de remo e um triunvirato de cirurgias obrigaram Pedro Nuno Costa a redefinir objetivos pessoais e desportivos.

Além de poderem ser feitas via transferência bancária (para o IBAN n.º PT50 0193 0000 1050 3676 3391 5), por MBWay (para o número 966 935 312) e através da plataforma GoFundMe, as contribuições para a causa que fará correr Pedro Nuno Costa podem ainda conhecer a forma de uma t-shirt.

Licenciado em Educação Física e Desporto e a frequentar um MBA em Gestão Desportiva, Pedro Nuno Costa trabalha como consultor no departamento de marketing de um conhecido grupo vínico português. Utilizará o período de férias para desenvolver a iniciativa solidária em benefício do IPO-Porto, que tem o término previsto para acontecer a 3 de setembro.

O atleta português fará grande parte dos 1.054 quilómetros sozinho, mas alguns amigos estarão a seu lado em trechos mais complicados da rota, inclusive para providenciar apoio em matérias logísticas.

Pelo meio estarão etapas – e paragens – em Vila do Conde, Furadouro, S. Pedro de Moel, Peniche, Ericeira, Trafaria, Setúbal, Porto Côvo, Aljezur, Alvor e Quinta do Lago. A etapa mais curta ligará S. Pedro de Moel a Peniche, com um total de 67 quilómetros, e o trajeto mais longo será feito entre Setúbal e Porto Côvo, com mais de 95 quilómetros.

Pedro Nuno Costa inspirou-se no exemplo de um australiano que percorreu 800 quilómetros em oito dias para angariar dinheiro para as vítimas do tsunami de 2004. E o projeto, de cariz solidário, já captou a atenção de várias entidades, instituições e câmaras municipais, que se associaram através de apoios (de diferentes índoles) e patrocínios.

Compartilhar este post