Fórum da Maia reabre a 19 de maio

Fórum da Maia reabre a 19 de maio

Após o período de confinamento, as Galerias do Fórum da Maia reabrem ao público no próximo dia 19 de maio com a exposição “Arte e Património – obras da Coleção da Câmara Municipal da Maia”, que estará patente até 13 de setembro. Muitas dessas obras nunca foram expostas ou foram-no apenas uma vez.

«Sem qualquer tipo de preconceções nem de filtros, sem rótulos incómodos e às vezes mal atribuídos, procuramos dar a conhecer ao público uma visão de diversos artistas, muitos deles da Maia, sobre o território e o património maiato», adianta o Fórum da Maia.

O território, tal como folha em branco, é trabalhado pelas pessoas que, ao fazê-lo, criam aquilo a que chamamos património, seja de natureza material, seja imaterial. Essas pessoas, o povo, no sentido antropológico do termo, cria formas, transforma e interpreta visões da realidade, produz riqueza, subsiste e prospera.

Por isso, esta exposição está organizada em quatro grandes núcleos, em torno de quatro grandes temas/motivos: a Praça do Município e os edifícios que foram Paços do Concelho, o centro simbólico mas também político do território; as pessoas, património tantas vezes esquecido de um território e de uma cultura, aqueles que moldam e transformam realidades; os trabalhos, tradicionais ou não, atividades que essas pessoas realizam na prossecução dos seus objetivos; o património arquitetónico como marca indelével na paisagem.

«Esperamos assim mostrar como este território e as suas gentes foram afrontando o passar dos tempos e deixando marcas da sua ação na paisagem, desde uma fortíssima mancha agrícola até à força industrial e residencial, desde uma ruralidade profundamente entranhada até uma contemporaneidade perfeitamente assumida. É a visão dos artistas sobre o evoluir e o pulsar dessa Maia que eles conheceram, conhecem e nos mostram».

Os trabalhos expostos são obras dos artistas: Lídia Povoa, Luciano, Farinha, P. Felix, Bruno Loureiro, Andreia Nunes, António Casimiro Moreira, Hernâni Godinho, Pombal da Costa, Pinho, Joaquim Pato, Altino Maia, Manuel Sá, Mestre Albino José Moreira, Susana Carvalho, António Matos, Mário R., Alísio Seabra, António Pato, Barroso Moreira, Daniel Maia, António Azevedo, Lourdes Ferreira e J. Monteiro.

A entrada na exposição é gratuita e pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00, com as seguintes regras para os visitantes:

– Respeitar a limitação do número de visitantes definido pelo Fórum;

– Aguardar a autorização dos supervisores de sala para entrar em cada galeria de exposição;

– Usar máscara facial;

– Utilizar desinfetante para as mãos;

– Respeitar a distância de segurança de 2 metros entre visitantes.

Compartilhar este post