Fins de Semana Gastronómicos estão de regresso à Maia
A XIV edição dos Fins de Semana Gastronómicos na Maia, da Região do Turismo do Porto e Norte, realiza-se durante os dias 5,6,7,12,13 e 14 de maio, em 22 restaurantes aderentes do concelho da Maia.
Para assinalar o início deste evento, realizou-se uma apresentação pública do projeto, na Torre Lidador, onde os convidados puderam fazer uma prova de alguns produtos típicos e produtos endógenos e degustar alguns vinhos, tudo acompanhado por um momento musical.
Na apresentação estiveram presentes Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal; Paulo Ramalho, vereador das Relações Internacionais e Turismo; Marta Peneda, vereadora da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia e Tiago Sá Carneiro, secretário metropolitano na Comissão Executiva na Área Metropolitana do Porto, entre outros.
Durante estes dias, vai ser possível encontrar e provar, nos restaurantes maiatos, o “Menu FSG”, composto por Bola de Cebola (entrada), Cabrito à Maiata, Bacalhau à Lidador ou Vitela Assada (prato Principal) e Leite Creme de Milho (sobremesa).
Nesta edição, além da oferta de um copo de vinho da região, receberá ainda um Voucher que permite efetuar visitas guiadas por dois locais emblemáticos da Maia: a Torre Lidador e a Quinta dos Cónegos.
Em entrevista ao Maia Hoje, Paulo Ramalho explica o objetivo desta iniciativa «pretendemos puxar pelos nossos atores da restauração e dar-lhes a visibilidade que eles merecem» destacando o aumento do número de visitantes à nossa restauração «é curioso que temos turistas, vindos de longe, não só de Portugal, mas também da Galiza, o que significa que há gente que não fica só pela restauração do Porto».
O vereador sublinhou ainda o desafio da sustentabilidade «uma das questões que diferencia a Maia da maior parte dos municípios é a capacidade de recolher e separar os resíduos e um dos resíduos que estamos há muitos anos a recolher, é o chamado resíduo orgânico, em que os restaurantes são os grandes produtores».
Sendo a cebola um dos ingredientes indispensáveis na cozinha portuguesa, o Maia Hoje esteve à conversa com Bernardino Cruz, vice-chanceler da Confraria das Cebolas, onde revelou que «toda a gente gosta da bola de cebola, que foi inventada há quatro ou cinco anos» e acrescentou que «é um trabalho que se vai fazendo e, com o tempo, levamos isso ao expoente máximo da cebola».
Henrique Ferreira, proprietário do restaurante “Portas da Maia” esteve presente na apresentação, uma vez que o seu restaurante é um dos 22 aderentes. Segundo o responsável, este já é o segundo ano consecutivo que participa e «acho que é uma boa iniciativa para dar a conhecer a nossa casa à população da Maia». Henrique Ferreira revela ainda que no ano passado, o prato que teve maior sucesso foi o doce de milho «que por acaso eu desconhecia e foi através disto que fiquei a conhecer».
Os Fins de Semana Gastronómicos são uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. A primeira edição realizou-se em 2009 e contou apenas com a participação de 13 municípios e 349 restaurantes. Nesta edição estão já representados 78 municípios do Porto e envolvidos 940 restaurantes.
O alojamento turístico também adere a esta iniciativa, com a participação de 680 empreendimentos turísticos, assim como quintas e adegas, com mais de 300 espaços, que privilegiam o Turismo de Vinhos.