Exposição de José Lopes é «baseada na cultura da Maia»

Exposição de José Lopes é «baseada na cultura da Maia»

Até ao dia 17 de setembro, o Fórum da Maia acolhe a exposição de fotografia “Cultura pela Lente de um Maiato”, de José Lopes.

Esta exposição resultante de experiências pessoais, explora diversas perspetivas do espetro cultural pela objetiva de José Lopes «é baseado na cultura da Maia, fotos que eu tirei e que cheguei a tirar em eventos que se realizaram aqui no concelho» explicou o fotógrafo, em entrevista ao Maia Hoje.

A nona exposição do maiato foi inaugurada no dia 29 de junho e contou com a presença de vários amigos e família, que tiveram oportunidade de observar as cerca de 18 fotografias expostas, ao mesmo tempo que eram apresentadas pelo artista.

José Gonçalves Pereira Lopes nasceu em 1958, na Maia e sempre teve uma grande paixão pela fotografia. No entanto, só quando se reformou é que teve oportunidade de se dedicar a esta arte.

Durante os seus passeios de bicicleta, o maiato aproveita sempre para tirar umas fotografias, motivo pelo qual os seus amigos colocaram-lhe o nome de “fotógrafo jornalista” «porque eu sempre que ia andar de bicicleta levava a máquina e parava para fazer fotografia (…) perdia mais tempo a tirar fotografias do que a andar de bicicleta» referiu José Lopes.

Desde a sua primeira exposição em 2016, “Reflexos do Douro e Trás-os-Montes”, tem exposto regularmente e participado em diversas mostras, colaborando também com outros fotógrafos. Faz da fotografia um passatempo e aprendeu de forma autodidata as técnicas e enquadramentos.

A exposição estará aberta para visita de terça-feira a domingo, das 10h00 às 22h00 e a entrada é livre.

Compartilhar este post