Direção Regional de Educação da Madeira visitou as escolas da Maia

Direção Regional de Educação da Madeira visitou as escolas da Maia

Comitiva da Direção Regional de Educação da Madeira viajou até à Maia, para conhecer a realidade das escolas e o trabalho que o município tem desenvolvido para o desenvolvimento e sucesso dos alunos.

A visita começou logo pela manhã do dia 27 de fevereiro com uma visita à Câmara Municipal da Maia. Marco Gomes, Diretor Regional de Educação da Madeira, foi recebido pelo presidente e pela vice- presidente da autarquia, António Silva Tiago e Emília Santos, respetivamente.

Os responsáveis trocaram algumas ideias relacionadas com a educação, nomeadamente sobre os modelos aplicados nas duas regiões e os projetos desenvolvidos pelo município da Maia, que despertaram interesse no Governo Regional da Madeira.

Para o presidente da Câmara «é natural que sendo a educação um desígnio coletivo da nossa comunidade, entidades como a Direção Regional de Educação da Madeira, pretendam conhecer de perto a nossa realidade, tal como nós próprios também quisemos conhecer as suas melhores práticas e projetos que estão a ser bem-sucedidos naquela região autónoma» disse.

E foi nesse sentido que, pela tarde, a Comitiva quis conhecer o Centro Escolar Vermoim/ Gueifães, onde puderam estar em contacto com turmas integradas no Projeto Supertabi, um projeto pioneiro que promove a tecnologia no ensino básico e no projeto PEPPA- Primary English Practice Programme for Ages 6-7, também um projeto pioneiro no concelho da Maia, que aborda o inglês ao longo de quatro anos de escolaridade.

De acordo com Aline Santos, Coordenadora de Estabelecimento da EB1 Nº 1 de Gueifães, «esta escola é encarada como referência, exatamente porque está apetrechada com 16 painéis interativos em todas as salas de trabalho». Destaca-se também os tablets usados pelos alunos para que «as crianças utilizem a tecnologia enquanto ferramenta que permite metodologias mais centradas no aluno», disse.

Por fim, a responsável explicou ao Maia Hoje que «esta escola orgulha-se muito de ter outros projetos de educação para a inovação social, em que envolvemos os alunos de modo a torna-los interativos no contexto que os rodeia (…) e que se pretende comecem a pensar por si só e, por isso, temos o parlamento de alunos que é um projeto nesta linha, em que eles olham à sua volta e tomam as decisões que podem, para tornar as pessoas mais felizes dentro deste espaço».

Rui Duarte, Diretor do Agrupamento de Escolas da Maia também recebeu a Comitiva e referiu que «é com todo o gosto que recebemos a Delegação da Região Autónoma da Madeira», acrescentando ainda que esta visita serviu para «trocar algumas impressões, partilhar conhecimentos, porque só assim podemos avançar». Por fim, o diretor destacou que é importante «aprender aquilo que é a autonomia (…) e olhar para aquilo que lhes é permitido fazer e transpor algumas dessas práticas aqui para o continente». No que diz respeito às tecnologias, Rui Duarte aditou que a tecnologia «é uma ferramenta, uma orientação. No entanto, não podemos ficar reféns dessa mesma tecnologia», disse.

Ao Maia Hoje, Marco Gomes, Diretor Regional de Educação da Madeira explicou que a realização desta visita teve como objetivo «articular e reforçar esta prática de soluções e estratégias pedagógicas, depois da visita do município da Maia à Região da Madeira para perceber os projetos da integração do digital». Em conclusão, «perceber o modo de implementação deste projeto (Supertabi), a sua estratégia, de modo a podermos ganhar com estas práticas pedagógicas, no sentido de uma resposta integral ao sistema educativo que pretende ser capaz de responder aos desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica».

Para terminar, fez um balanço positivo, dizendo que «tem sido muito interessante perceber os investimentos que têm sido feitos nestas escolas e o seu modo de organização e como os alunos usam aqui a tecnologia».

A comitiva terminou o dia com uma visita à Escola Básica e Secundária de Pedrouços, cumprindo um programa semelhante à visita escolar anterior.

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