Dia Mundial da Tuberculose

Dia Mundial da Tuberculose

“Tuberculose, a doença infeciosa mais letal do mundo”.

Hoje, dia 24 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Tuberculose, este ano sob o lema: “Todos juntos, combatemos a tuberculose”.

Embora menos pessoas tenham adoecido e morrido por tuberculose em 2022, muitos países continuam adormecidos, não fazendo o suficiente para acabar com a doença até 2030, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Associações Internacionais que lutam contra a Tuberculose no mundo. Os esforços fruto do trabalho laborioso de ONGD e outras Organizações Internacionais, evitaram cerca de 58 milhões de mortes por essa causa desde o ano 2000, mas a tuberculose continua a ser a doença infeciosa mais letal do mundo.

O tema do Dia Mundial da Tuberculose 2023, traduz a urgência de atuar nos compromissos assumidos pelos Organismos Internacionais.

– Aumentar o acesso à prevenção e ao tratamento;
– Garantir financiamento suficiente e sustentável, em particular para a pesquisa;
– Pôr fim ao estigma e discriminação;
– Promover uma resposta à tuberculose que seja equitativa, baseada em direitos e centrada na população, porque 10 milhões de pessoas têm tuberculose. No entanto, existe 85% possibilidades de cura, em caso de tratamento.

«Para conseguimos fazer chegar a nossa partilha, juntos dos nossos irmãos doentes de tuberculose, vimos solicitar a vossa ajuda solidária, muito agradecendo toda a colaboração altamente solidária e bela que nos venham a prestar» palavras de Mário Queijo Nogueira, presidente da direção da Associação portuguesa de solidariedade Mundo Unido João Paulo II, que acrescenta que «É tempo de agir para derrubar o flagelo da tuberculose. Lembrando João Paulo II: “O futuro começa agora, não amanhã”».

Compartilhar este post