Concerto da Banda Sinfónica do Porto no Fórum da Maia
O Fórum da Maia será palco do Concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica do Porto, no dia quatro de janeiro, pelas 21h30.
Com sede na cidade do Porto, a Banda Sinfónica Portuguesa teve o seu concerto de apresentação no dia 1 janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto, onde gravou igualmente o seu primeiro disco.
O seu repertório para formação sinfónica estende-se desde aos arranjos mais clássicos, obras originais e muitas estreais contemporâneas de compositores como Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Carlos Azevedo, Luís Carvalho, António Victorino d’Almeida, Fernando Lapa, Daniel Moreira, Jorge Salgueiro, Pedro Lima, entre muitos outros.
Tiago Moreira da Silva – Direção Musical (Maestro convidado)
Nasceu em 1991 e iniciou os seus estudos de flauta com a professora Rute Cruz no Conservatório de Música da Maia e, de seguida, com a professora Raquel Lima na ESMAE. Em 2016 finalizou o Mestrado em Flauta na Hochschule für Musik und Theater Hamburg na classe do professor Jürgen Franz e no ano de 2018 concluiu o Mestrado em Piccolo na Koninklijk Conservatorium Antwerpen na classe do professor Peter Verhoyen.
Desde 2017 é alumni da Lucerne Festival Academy, onde trabalhou com os maestros Riccardo Chailly, Peter Eötvös, Sir Simon Rattle e Matthias Pintscher.
Gonçalo Nova – Trombone (Solista convidado)
Gonçalo Nova nasceu em 2003 no Porto e iniciou os seus estudos musicais em Trombone Tenor aos 6 anos de idade no Conservatório de Música do Porto, com o Prof. Joaquim Oliveira, tendo concluido o 8º Grau em Trombone com a nota máxima. Desde 2021 estuda com o Prof. Fabrice Millischer e Hubert Mayer na Hochschule für Musik Freiburg – Alemanha.
Tem participado em várias masterclasses e festivais, tendo tido a oportunidade de trabalhar com Joseph Alessi, Jeremy Wilson, Christopher Houlding, Peter Steiner, Jean-Philippe Navrez, Martin Schippers, Lars Karlin, Enzo Turriziani, Vincenzo Paratore, Hakan Bjorkman, Csaba Wagner, Ben van DijK, Bart Claessens, Mark Hampson, Francisco Rosário Vega, Massimo La Rosa, Filipe Alves, Gabriel Antão, João Martinho, Zeferino Pinto e Ricardo Pereira.
Em 2022 ganhou a Bolsa de Mérito da Fundação Helene Rosenberg – Hochschule für Musik Freiburg.
Desde setembro de 2023 é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.