Colégio Imaculada Conceição celebrou 75 anos de história

Colégio Imaculada Conceição celebrou 75 anos de história

O Colégio Externato Imaculada Conceição (CEIC) completou 75 anos de vida, no dia seis de maio. Para celebrar o aniversário, a instituição organizou um evento nas respetivas instalações, onde foram convidados atuais e antigos alunos.  

A comunidade educativa do CEIC reuniu-se à volta de uma memória que remonta já ao século passado, mais precisamente ao ano de 1948. Reencontrou nomes e faces que se mantêm até hoje, uniu miúdos e graúdos na poesia, na brincadeira, nos abraços apertadinhos e nos sorrisos bem-dispostos.

No final da tarde, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, celebrou uma eucaristia partilhando uma mensagem de paz e de esperança assente nos valores cristãos, juntamente com o padre Orlando, da paróquia de Gueifães e com o secretário da Diocese, o jovem padre Luís Lencastre. Três sacerdotes para celebrar uma missa de aniversário de tantas décadas e com mais de 300 pessoas presentes. 

Paulo Gonçalves, adjunto da vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, também marcou presença nesta cerimónia, oferecendo uma serigrafia numerada do consagrado artista Sobral Centeno.

A Junta de Freguesia da Cidade da Maia também esteve presente, com Olga Freire, que ofereceu ao CEIC um azulejo comemorativo ao “Triunfo das Gentes da Maia”.

Mas a grande surpresa estava reservada para o momento dos parabéns, em que as Irmãs Isabel e Alice Robalinho conseguiram chegar bem a tempo de cantar e celebrar, tendo vindo do Convento de Viana do Castelo, propositadamente, para o efeito.

Segundo a diretora do colégio, Teresa Vasconcelos, «esta história ainda não terminou. Está apenas no início. O Colégio Imaculada Conceição persegue esse objetivo maior de ano após ano, educar de modo personalizado, formar pessoas boas, buscar o melhor de todos respeitando sempre a dignidade de cada um. Que cheguem, repletos de fé e de sucessos, os próximos 75 anos».

Compartilhar este post