Castêlo da Maia GC acolhe Taça de Portugal de Goalball

Castêlo da Maia GC acolhe Taça de Portugal de Goalball

O Pavilhão do Castêlo da Maia GC acolhe este fim de semana, a Final Concentrada da Taça de Portugal de Goalball.

A competição, organizada pela ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual, em parceria com o IPDJ e o Castêlo da Maia GC, realiza-se nos dias 10 e 11 de junho.

A disputar o título estão o Castêlo da Maia GC; o FC Porto; a Associação Jorge Pina; o Sporting CP: CCD Misericórdia; Acapo Lisboa; CA Cultural e o GD S Roque.

A entrada é livre.

Goalball:

O Goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo a que a bola entre na baliza do adversário. Cada equipa deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.

A perceção da posição da bola é feita usando os sentidos do tato e audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e assim os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipa é de extrema importância para o jogo.

Compartilhar este post