Cancelada passagem de ano no Porto, Gaia e Matosinhos

Cancelada passagem de ano no Porto, Gaia e Matosinhos

Segundo informação da Câmara Municipal do Porto, as celebrações marcadas para a noite da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos vão ser canceladas devido ao mau tempo. As previsões da Proteção Civil dos três municípios da Frente Atlântica apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro.

Seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população, Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Luísa Salgueiro cancelam os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades.

Os serviços municipais de Proteção Civil de Porto, Gaia e Matosinhos avisam para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir de hoje à noite e até dia 1 de janeiro de 2023, nomeadamente, vento, precipitação e agitação marítima.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) encontra-se previsto vento forte, com rajadas até 80 km/h entre as 21h de hoje e as 09h de amanhã, dia 31 de dezembro.

Relativamente à precipitação, é esperada a ocorrência de chuva persistente e por vezes forte para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, sábado e domingo respetivamente – Avisos Amarelo e Laranja. O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, encontra-se previsto entre as 00h e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.

Quanto à agitação marítima, com ondas de oeste-sudoeste com 4 a 4,5 metros, esta encontra-se prevista entre as 12h de dia 31 de dezembro, sábado, e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.

Deste modo, a Proteção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas preventivas e de proteção e a adoção de comportamentos adequados que permitam minimizar o risco existente, nomeadamente:

•A adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

•Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, como bueiros, algerozes e caleiras, e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;

•O respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, no Porto, Gaia e Matosinhos, ou outros que venha a ser necessário implementar;

•Estão desaconselhados os tradicionais banhos de mar do dia 1 de janeiro;

• Evitar proximidade de linhas de água de pequenas ou grandes dimensões;

•Especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude do vento forte e da forte saturação dos solos;

•À adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards, bekaerts, lonas publicitárias ou outras estruturas suspensas que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados;

•Atenção às informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e indicações, da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

Em caso de emergência contacte o 112.

Compartilhar este post