Universidade da Maia recebe Encontro Regional Norte do Apps for Good

Universidade da Maia recebe Encontro Regional Norte do Apps for Good

A Universidade da Maia será palco do Encontro Regional Norte da 12.ª edição do Apps for Good, que se realiza no próximo dia 7 de julho. No total, estão a concurso 64 projetos de 30 escolas, desenvolvidos por jovens que criaram soluções tecnológicas para responder a desafios reais das suas comunidades.

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico, atualmente na 12.ª edição, que desafia alunos do 5.º ao 12.º ano e professores a criarem aplicações para responder a problemas reais. Ao longo de 12 anos, já envolveu mais de 32.000 alunos, 2.100 professores e 800 escolas. Os projetos selecionados no Encontro Regional Norte poderão disputar a Final Nacional, a 18 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Maia: participação cívica, saúde e solidariedade

Na Maia, a Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia apresenta + Maia, uma app para propor, votar e acompanhar melhorias nos espaços públicos. O Colégio Novo da Maia leva o projeto 4everyone, dedicada ao voluntariado e donativos, e a InTake, uma app de nutrição que rastreia alimentos, água e calorias. A Escola Secundária da Maia apresenta P.A.S.T.A.R, um dispositivo não letal para afastar predadores do gado.

Porto: tecnologia para cidadania, saúde e emergência

No concelho do Porto, o Centro Educativo de Santo António apresenta EcoBússola, app que incentiva a reciclagem com localização de ecopontos, dicas e recolha de objetos volumosos. A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça leva Conecta-te, que aproxima cidadãos de iniciativas sociais, voluntariado, eventos e donativos na Área Metropolitana do Porto. Já a Escola Secundária Infante D. Henrique apresenta Kuenda Kitululuku, app para controlar um exoesqueleto biónico de reabilitação física, e ARCA72, solução para gerir kits de sobrevivência em situações de emergência.

Vila do Conde: reciclagem inteligente e inclusão

Em Vila do Conde, a Escola Secundária José Régio apresenta Caixote do Lixo Inteligente, que usa IA para reconhecer resíduos e encaminhá-los para o compartimento correto. A Escola Secundária D. Afonso Sanches leva Projeto MP3 Arduino, app que reproduz música calma para ajudar jovens de centro educativo a adormecer.

Santo Tirso: sustentabilidade urbana e IA

Em Santo Tirso, a Escola Secundária D. Afonso Henriques leva GreenBotCity, uma solução com sensores Arduino para monitorizar chuva, gás, luminosidade e obstáculos. A Oficina – Escola Profissional do Instituto Nuno Álvares – apresenta MyEcoFinder, app que usa câmara e IA para identificar resíduos, indicar o ecoponto correto e sugerir reutilização.

Valongo: adoção responsável e biodiversidade

Em Valongo, a Escola Básica de São Lourenço, em Ermesinde, apresenta Petech, uma app que apoia todas as fases da adoção animal, e BioInvas, uma solução educativa para identificar e combater plantas invasoras, ligando escolas, autarquias, agricultores e comunidade científica.

Vila Nova de Gaia: saúde, voluntariado e sustentabilidade

Os alunos de Vila Nova de Gaia apresentam-se a concurso com 13 projetos. A Escola Profissional do Infante apresenta +apoio, que liga utentes carenciados a médicos e enfermeiros voluntários, e Eco.Water, app offline para reduzir o consumo de água. A Escola Secundária Diogo de Macedo leva Planet Care, com sustentabilidade e gamificação, Volunteer Link, que conecta voluntários a associações, e Recicla+, app gamificada de reciclagem.

A Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves apresenta oito projetos: Travel & Coop e HelpUp, ligados a voluntariado e impacto social; MoveUp e NotAlone, focados em hábitos saudáveis e saúde mental; Learning Curve, que transforma aprendizagens em minijogos; Ascen, para apoiar jovens no primeiro emprego; Eco School Challenge, competição de sustentabilidade entre escolas; e Parlamento, app contra a desinformação política.

Paços de Ferreira: trabalho e desperdício alimentar

Em Paços de Ferreira, a Escola Secundária de Paços de Ferreira apresenta HomeCarePro, que liga clientes a empresas de serviços domésticos, e FrigoIA, que deteta alimentos no frigorífico, prevê validades e sugere receitas para reduzir desperdício.

Póvoa de Varzim: saúde, comunicação e prevenção ambiental

Na Póvoa de Varzim, a Escola Básica de Aver-o-Mar apresenta Sudden Helpers, app que monitoriza idosos e deteta sinais de AVC ou enfarte, Sarah-ACC, plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa, e Fogo em Foco, que monitoriza áreas ardidas com imagens de satélite e dados ambientais.

Penafiel: cidades inteligentes e acessibilidade

Em Penafiel, a Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Guilhufe, apresenta Smart Bridge, para controlar uma ponte elevatória; Smart Cane for the Blind with Map Orientation, bengala inteligente com GPS; Smart Home, para gerir segurança, energia e conforto numa habitação; Smart Water Management and Utilization, para monitorizar consumo de água; e Smart Recycling Management, para otimizar a recolha e separação de resíduos.

Para João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, estes projetos refletem «a capacidade dos jovens para identificarem problemas reais e responderem com soluções tecnológicas simples, humanas e de grande impacto. É este o espírito do Apps for Good: colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, da inclusão, da sustentabilidade e da transformação positiva das comunidades», sublinha o diretor.

Share this post