19ª Edição da Primavera do Teatro / 17ª Edição do Maia ao Palco: Programação 25 de março
A Primavera do Teatro e Maia ao Palco regressa, entre os dias 24 e 29 de março, ao Fórum da Maia e à Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.
Esta edição contará com a participação de seis associações e grupos de teatro de amadores do concelho da Maia, que apresentam, ao longo de seis dias, dez espetáculos de teatro no grande Auditório do Fórum da Maia; uma aula de expressão dramática para seniores; uma sessão de poesia; a leitura da Mensagem do dia Mundial do Teatro ; a exposição de cartazes de todas as edições da Primavera do teatro/ Maia ao palco; e atividades em parceria com a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, como a Hora do Conto e a iniciativa “Contas tu e Conto eu”, dirigida a crianças e famílias.
A partir das 14h30 às 17h30 – Café Teatro e Galeria D. Manuel
Aula de Expressão Dramática
Por: Teatro Art´Imagem
Gratuito (mediante inscrição prévia)
Resumo:
“Esta aula destina-se a todas as pessoas com mais de 50 anos e a formação irá decorrer no Fórum da Maia das 15h00 às 18h00 (com intervalo).
A aula de expressão dramática tenciona convocar e juntar, através do teatro, um grupo de pessoas em “idade maior” para uma experiência lúdica e artística que pretende, (re)lembrar e/ou atualizar histórias já vividas e (re)conhecer técnicas teatrais. Este ano pretendemos criar um trabalho em volta do tema “O Nosso País”, trabalhando pequenos momentos teatrais a partir das histórias e experiências de cada formando. O Teatro é ação, corpo e movimento, trabalho de grupo, arte, crítica e reflexão e também conhecimento e cultura, entretenimento e vida!”

21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia
Queremos Mudar o Mundo
Por: Turmas de Teatro do Conservatório de Música da Maia
M/6 I 50 minutos I Gratuito (até à lotação da sala – 614 lugares)
Resumo:
“Em “Queremos Mudar o Mundo” um grupo de crianças decide reclamar junto dos adultos por um mundo que não faz sentido tal como está organizado. Ao longo de uma jornada por lugares simbólicos, as crianças questionam mapas que afastam pessoas, espelhos que impedem de ver o outro, sistemas que guardam felicidade em cofres e regras que dizem que é preciso crescer para poder mudar. Com algum humor, poesia e uma lógica própria, as crianças propõem soluções simples e radicais: mais janelas do que espelhos, corações maiores para ouvir melhor, casas para todos, heróis comuns e uma felicidade que não precise de esperar. Entre o jogo e a revolução, o espetáculo afirma que as crianças não são o futuro, são o agora, e que mudar o mundo começa por perguntar, insistir e não aceitar o silêncio como resposta.”

24 a 29 de março – Fórum da Maia
Cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco
Acesso Gratuito
“Durante os 6 dias de Festival, está aberta à disposição do público uma exposição de cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco, uma memória que é de todos num percurso em que nos orgulhamos, a valorização do passado com um prisma através do qual olhamos o futuro.”

Bruna pinto Lopes (Jornalista)
Mariana Neves (trainee)


