Festival de Teatro Cómico da Maia regressa para a 30ª edição
O Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia regressa ao Fórum da Maia, entre os dias 3 a 11 de outubro.
Organizado pela Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art’ Imagem, serão apresentadas 27 peças diferentes, protagonizadas por 22 companhias: oito portuguesas e 14 vindas do estrangeiro.
De Portugal estarão presentes o Teatro da Comuna; C.ªTeatro de Braga; Cª do Chapitô; Palmilha Dentada; Safaneta Clown; Fric à Frac; Ida e Volta; e Espaço N.O.A.
Estarão presentes companhias de Espanha, Itália, Polónia, Ucrânia; Canadá; Argentina e Uruguai.
De acordo com José Leitão, diretor artístico do FITCMaia e do Teatro Art´Imagem, «os espectadores poderão apreciar diversas formas de humor que o Teatro e outras artes performativas utilizam para que os artistas possam contar as histórias de todo o mundo, esperando que os espectadores se emocionem, sorriam, chorem, gargalhem ou se perguntem porque se riem, às vezes de situações tão absurdas e noutras quase lhes apetece chorar».
Nesta edição haverá teatro de texto e sem palavras, mimo e pantomima, teatro físico e visual, alta comédia, de enredo ou absdurda, melo-dramática ou trágico-cómica, circo mais ou menos contemporâneo, trapézio e palhaços e até um faquir, e autores consagrados (Camilo, no ano em se comemora o seu bi-centenário e Shakespeare), contadores de histórias, espectáculos em que o público poderá subir ao palco, entre outros.
Segundo informação divulgada pelo Teatro Art’ Imagem, no total das 30 edições estiveram presentes 435 companhias, entre elas 195 portuguesas e 240 vindas do estrangeiro, representando continentes: o Europeu, o Africano, o Americano e a Oceania, em 800 apresentações. O Festival conta com um público estimado de 180.000/200.000 ao longo destes anos.