União Desportiva de Patinagem da Maia celebrou primeiro aniversário

União Desportiva de Patinagem da Maia celebrou primeiro aniversário

O União Desportiva de Patinagem da Maia (UDPM) celebrou, no dia quatro de março, o seu primeiro aniversário com uma Gala, realizada na Quinta do Vilarinho do Avioso, na freguesia do Castêlo da Maia.

A cerimónia contou com a presença de Hernâni Ribeiro, vereador do desporto da Câmara Municipal da Maia; Luís Gonçalves, secretário da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins; José Maurício da Associação de Patinagem de Portugal; atletas, de diferentes escalões; membros da direção e familiares.

Foto Jornal da Maia

O Jornal da Maia esteve presente neste evento e teve oportunidade de falar com João Telmo Dias, presidente do UDPM. Fazendo uma análise da época passada, o responsável referiu que «é uma sensação muito boa» recordar o ano transato, porque «conseguimos chegar ao patamar onde queríamos, com a conquista da Taça de Portugal, num ano muito difícil, muito exigente com apoios de todos os pais e com o apoio da Câmara Municipal da Maia».

Segundo João Telmo Dias, o clube tem crescido de dia para dia «estamos a aumentar o número de atletas, passamos para o dobro e temos, neste momento, 47 a patinar na Maia».

Foto Jornal da Maia

Vítor Castro, campeão europeu de Patinagem Artística na categoria juvenil solo dance, faz parte do clube maiato e já se destacou diversas vezes com as suas prestações. Para o atleta «é muito bom chegar aqui, ao final, e fazer uma espécie de retrospetiva daquilo que foi conquistado e daquilo que foi trabalhado durante todo o ano» acrescentando que «o balanço é positivo, pois conseguimos atingir boas classificações e resultados devido ao trabalho que foi desenvolvido».

Diogo Costa, atleta do UDPM, esteve à conversa com o Jornal da Maia, onde nos contou como tudo começou. Inicialmente recebeu o convite de um amigo, mas não aceitou devido à prática de outro desporto. Passado algum tempo, Diogo decidiu dar uma segunda oportunidade e experimentou a patinagem artística «foi amor à primeira vista». O atleta foi, por diversas vezes, notícia no nosso jornal devido às suas prestações nas competições. Destaca-se por ter sido campeão nacional e distrital; vice-campeão do mundo e conseguiu ficar em terceiro lugar no campeonato da Europa.

Assim, Diogo Costa faz um balanço positivo, dizendo que «foi um ano bastante importante para a patinagem da Maia, porque até então não houve iniciativas como estas neste desporto» não deixando de agradecer o trabalho desenvolvido «pelos treinadores, pelo staff, pela direção e pela autarquia por todos os pavilhões que nos disponibilizaram».

Em relação à próxima época «queremos sempre mais, ainda por cima neste desporto, sendo individual acaba por puxar aquilo que é a competitividade. Este ano não vou divulgar o meu objetivo porque não o costumo fazer, mas é um objetivo grande que implica muito treino».

Fomos em busca de mais estrelas da patinagem artística e encontramos Tâmiris Rodrigues e André Clemente, que já competem juntos há cerca de 10 anos. O par considera que teve uma época positiva, uma vez que foram campeões distritais e nacionais e conquistaram o quarto lugar no Campeonato da Europa. No próximo ano, Tâmiris e André pretendem «continuar a receber bastantes prémios e elevar a fasquia».

Por detrás de todos estes atletas, está sempre presente Andreia Cardoso, diretora técnica e treinadora. Em relação ao ano passado, a responsável referiu que «superou todas as nossas expectativas (…) foi um ano difícil e de muitos desafios, mas conseguimos alcançar, com a ajuda de toda a gente, os objetivos propostos». Quanto ao futuro, a treinadora quer «manter tudo aquilo que conquistamos até agora e melhorar».

Foto Jornal da Maia

Por fim, Hernâni Ribeiro teve oportunidade de entregar algumas recordações e dirigir algumas palavras a todos os presentes. Começou por dar os parabéns pela realização desta gala e pelo aniversário «mas acima de tudo, parabéns pelo trabalho que realizaram durante este ano. Vocês num ano escreveram uma página (…) que envergonha coletividades que têm mais do que três e quatro décadas e não me refiro apenas aos resultados desportivos, mas também à qualidade organizativa que demonstraram quer nos eventos que realizaram, quer nas provas que trouxeram para o nosso concelho, desta modalidade».

O vereador recorda ainda quando João Telmo Dias apresentou o projeto «vimos o valor que ele tinha (…) e demos o apoio para este projeto» acrescentando que «na patinagem procura-se o par perfeito e penso que aqui encontramos o par perfeito, que é a Câmara Municipal da Maia e o UDPM».

Compartilhar este post