25 anos do Centro Social e Paroquial de Águas Santas
Na semana em que celebrou aniversário, a Instituição obteve o Certificado do Sistema de Gestão de Qualidade.
O Centro Social Paroquial de Águas Santas comemorou o seu 25º aniversário com uma festa, onde reuniu as crianças e os idosos que fazem parte desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Começou a ser pensado em 1982 e, “entre projetos e o abrir as portas”, decorreram 16 anos. O lançamento da primeira pedra do edifício verificou-se em 24 de abril de 1993. No dia 26 de setembro de 1998, esta Instituição foi inaugurada, abrangendo as respostas sociais de: ATL, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Lar.
Todos estes anos são caracterizados por uma «uma caminhada difícil, mas feita com muito amor» começa por explicar o padre Augusto Moreira Vieira ao Maia Hoje, acrescentando «uma caminhada que implica trabalho, entrega, carinho, amor e dedicação aos outros».
No que diz respeito à missão da instituição, o padre explica que o principal é «servir as crianças e os idosos, mas é preciso ter em conta a faixa etária com que se lida» e quando ao futuro «a Deus pertence, como diz o nosso povo. Projetos, certamente que teremos, mas são projetos no sentido de crescimento, de servir os outros e prestar o melhor serviço e qualidade possível».
Nesta data tão especial para a instituição, os membros do Centro Social e Paroquial apresentaram aos convidados o Certificado do Sistema de Gestão de Qualidade, para as atividades de prestação de serviços nas respostas sociais Creche, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.
Segundo Eduardo Machado, secretário da direção, este era um dos grandes objetivos « o marco que nós precisávamos para que o centro social fosse reconhecido como tal e no concelho somos a única IPSS que tem certificação nas quatro valências que referimos».
Para o secretário este resultado deve-se ao trabalho dos 40 colaboradores «foi extraordinário o trabalho que eles fizeram (…) marcamos aos 25 anos ter a certificação e ela foi-nos entregue na quinta-feira passada (dia 28 de setembro). Hoje vamos mostrá-la aos nossos mais pequeninos e aos nossos maiores».
Miguel dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas também esteve presente neste momento tão especial e revela que também tem família hospedada neste Centro «acolhem muito bem os utentes, é uma referência». Em entrevista ao Maia Hoje, o presidente valoriza o esforço de todos os que contribuíram para este trabalho «a Paróquia de Águas Santas pegou num projeto destes, conseguiu erguer este monumento e dar resposta, que colmata muito do que é a nossa dificuldade e necessidade».
O aniversário ficou marcado pela atuação conjunta entre crianças e idosos, que proporcionaram aos convidados um momento musical especial, acompanhado de alguns instrumentos musicais.