World Press Photo, de 13 de novembro a 3 de dezembro na Maia
A World Press Photo 2025, promovida pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal da Maia, regressa ao Fórum da Maia até dia 3 de dezembro.
A inauguração oficial terá lugar no dia 13 de novembro, pelas 21h30, no Fórum da Maia, e está prevista a presença de representantes institucionais, da curadora Mariana Rettore Baptista e da fotógrafa Maria Abranches.
Reconhecida mundialmente como um dos mais prestigiados concursos de fotojornalismo e fotografia documental, a World Press Photo celebra em 2025 o seu 70.º aniversário. Nesta edição, foram submetidas 59.320 candidaturas, de 3.778 fotógrafos oriundos de 141 países, das quais resultaram 42 imagens vencedoras, representando diferentes temas, géneros e geografias.
A distinção de Fotografia do Ano (Photo of the Year) foi atribuída a “Aged Nine”, de Mahmoud Ajjour, publicada no New York Times.
As imagens selecionadas revelam narrativas de conflitos, desigualdades, desafios ambientais, migrações e resistências, mas também momentos de humanidade, compaixão e beleza visual.
Fotógrafa portuguesa em destaque
Pelo vigésimo sexto ano consecutivo, a Maia recebe esta exposição de referência mundial. Entre as obras de forte impacto global, destaca-se o projeto “Maria”, da fotógrafa portuguesa Maria Abranches, distinguido na categoria “Histórias”, uma das três contempladas na região da Europa.
A curadoria, assinada por Mariana Rettore Baptista, propõe um diálogo direto entre o espaço cultural e as fotografias vencedoras e finalistas, apresentadas por categorias temáticas como género, contemporâneo e ambiente.
Um olhar crítico e humanista sobre o mundo
A mostra sublinha o elo único que a World Press Photo cria entre o fotojornalismo, os espetadores e as histórias contadas por cada trabalho. Além das imagens, estarão disponíveis legendas e textos de contextualização, que ajudam a compreender tanto os desafios criativos e jornalísticos, como o valor narrativo das obras.
Nesta edição, a exposição associa-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a reflexão crítica em torno dos grandes desafios contemporâneos.
Atividades paralelas
O programa inclui atividades abertas a todos os públicos, entre as quais:
· Visitas orientadas, disponíveis mediante marcação prévia;
· Conferência com a curadora Mariana Rettore Baptista e a fotógrafa Maria Abranches, a realizar-se no dia 14 de novembro, às 15h, no Fórum da Maia;
· Intervenções em espaço público com elementos visuais alusivos à exposição, alargando o alcance da mesma e incentivando a participação da comunidade.