UIVINHO 8 transforma Fórum da Maia num território de criação infantil
O pelouro da cultura da Câmara Municipal da Maia inaugurou este sábado, dia 31 de janeiro, a UIVINHO 8, uma instalação coletiva construída a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo das sessões do Serviço Educativo da UIVO.
A mostra reúne desenhos, palavras, símbolos e invenções que nasceram das explorações das crianças durante as oficinas realizadas ao longo do mês de janeiro (orientadas por Eva Evita e Catarina Gomes), um universo onde a liberdade criativa se manifesta em cores, formas e mensagens que ocupam o espaço como uma celebração da expressão infantil.
O espaço transformou-se num território visual vibrante, habitado por bandeiras, faixas, cartazes e muitas outras surpresas, tudo nascido de mãos pequenas com ideias gigantes.
A exposição pode ser visitada até dia 1 de março, de terça a domingo, das 10h00-22h00 e a entrada livre.
Promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, e com curadoria e programação de Cláudia Melo, a 15.ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia habita dentro das galerias do Fórum da Maia, mas também no espaço público exterior.
Este é um evento cultural anual onde são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à prática da ilustração, apresentando obras de 40 artistas nacionais e estrangeiros que enfatizam as diferentes formas de fazer e pensar através desta expressão artística.
Segundo a organização «o evento volta a ser espaço de questionamento, de reflexão, de confronto, de suposição, de (in)certezas e simbolismo. Recusa a banalização da violência e convida-nos a imaginar mundos possíveis, sem guerra, sabendo que para se falar de paz tem que se falar de guerra. O tema central – “Um Mundo (s) em Guerra” apresenta registos de guerras históricas e contemporâneas, mas também dimensões utópicas de um mundo sem conflitos, através da ilustração. Confronta-nos com a brutalidade do nosso tempo e pergunta: como seria a humanidade se o amor fosse a nossa força motriz?».
Fotos © Jornal da Maia/ José Lopes








