Transtech aposta na evolução tecnológica do Norte, Centro e Alentejo

Transtech aposta na evolução tecnológica do Norte, Centro e Alentejo

Projeto das associações de parques de ciência e tecnologia aplica mais de 300 mil euros.

Arrancou há dias o projeto Transtech, dinamizado pela TecParques e pela Portuspark, duas entidades das quais o TECMAIA é associado. O projeto Transtech tem como objetivo dinamizar, na Região Norte, Centro e Alentejo, um conjunto de iniciativas que visam a inovação, a transformação digital e a integração em cadeias de valor globais das empresas portuguesas. Desta forma, pretende-se fomentar a competitividade e a produtividade, disponibilizando o conhecimento e a tecnologia existentes nos parques de Ciência e Tecnologia.

As pequenas e médias empresas (PME) são o público-alvo deste novo programa de qualificação tecnológica a desenvolver até setembro de 2022 para ajudar à inovação e ao desenvolvimento de diferentes fileiras da economia. Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica, Energia e Descarbonização são áreas-chave do projeto, pelo seu potencial de impacto e capacidade de influência no restante ecossistema económico e industrial português.

O projeto conta com um orçamento de 326 mil euros, financiados em 85% pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização, e irá prolongar-se até setembro de 2022, tendo já em curso a elaboração de um diagnóstico estratégico à economia das regiões Norte, Centro e Alentejo, para apurar a realidade das suas empresas, serviços, produtos, fatores de diferenciação, áreas de conhecimento, entidades de transferência de tecnologia e centros de Investigação.

Em curso está já uma série de workshops estratégicos e temáticos em domínios prioritários para a evolução das PME, com base nas boas práticas de setores prioritários e com grande potencial de influência, entre os quais o Agroalimentar, Automóvel, Aeronáutica e Energia.

Compartilhar este post