“Testemunhar é Ajudar” sensibiliza alunos sobre prevenção do Cancro da Mama

“Testemunhar é Ajudar” sensibiliza alunos sobre prevenção do Cancro da Mama

A Associação Testemunhar É Ajudar- Núcleo de Apoio ao Centro de Mama do CHUSJ, em colaboração com o PES (Projeto Educar para a Saúde), organizou uma sessão de esclarecimento na Escola Secundária da Maia, para os alunos do décimo segundo ano.

A sessão decorreu esta segunda-feira no âmbito do “Outubro Rosa”, movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 com o objetivo de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade, para a luta contra o cancro da mama.

Aurora Rocha, vice-presidente da Associação fez questão de falar sobre este tema nesta escola onde é docente «cada vez mais há mais casos e é muito importante que as pessoas se previnam».

Maria Helena Teixeira, presidente da Associação dinamizou esta sessão juntamente com a doutora Margarida Aroso e a enfermeira Deolinda Rocha, explicando o significado do cancro da mama, os sinais e como fazer o autoexame. Ao mesmo tempo, perguntaram aos alunos quais os mitos e explicaram as verdades sobre a doença.

No final houve espaço para os alunos questionarem as especialistas e os membros desta associação, que passaram por esta doença «o balanço é positivo (…) foram fazendo perguntas consoante as necessidades que achavam. «Para nós é muito importante estar aqui e passar o nosso testemunho e tirar duvidas» explicou a presidente da Testemunhar É Ajudar.

Rui Duarte, diretor do Agrupamento de Escolas da Maia esteve presente no início da iniciativa «para lhes passar uma mensagem de que a escola deve ser uma escola de causas e fazê-los ver de que devem ter esta consciência, que é uma causa nobre» e acrescentou «temos de ter sempre as portas abertas para estas iniciativas e passar estes testemunhos aos jovens, porque estas situações são cada vez mais precoces».

Causas e sintomas de cancro da mama no sexo masculino

Apesar de representar uma percentagem muito baixa de doentes, o cancro da mama pode atingir o sexo masculino. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em Portugal, cerca de 1% dos casos de cancro da mama são nos homens.

Segundo a American Cancer Society, as causas desta doença nos homens ainda não são totalmente conhecidas, porém há vários fatores que podem aumentar o risco de vir a ter cancro da mama, como o envelhecimento, hereditariedade, síndrome de Klinefelter, exposição à radiação, bebidas alcoólicas, doença hepática, obesidade, profissões, entre outros.

Os sintomas estão relacionados com nódulos na mama; alterações no tamanho, forma ou pele da mama; alterações no aspeto do mamilo; descarga mamilar; úlceras mamárias e erupção cutânea. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%.

Compartilhar este post