“Terra de Sonhos” para ver na Maia

“Terra de Sonhos” para ver na Maia

Decorreu durante esta manhã, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, a inauguração da exposição “Terra de Sonhos”, da artista espanhola Cristina García Rodero. Esta mostra fotográfica tem o apoio da Fundação La Caixa.

A fotógrafa de 72 anos, Cristina García Rodero, diz que «aquilo que começou por ser um trabalho pequeno transformou-se num livro e agora numa exposição. Esta é uma exposição que vai pelas cidades e leva a arte até às ruas».

De forma a homenagear Vicente Ferrer, homem que dedicou grande parte da sua vida a ajudar pessoas na Índia, “Terra de Sonhos” «é mesmo isso, são sonhos de um homem que quis ajudar e fê-lo. Querer é poder e ele pôde», explica a artista.

Foto: Jornal da Maia

Artur Santos Silva, banqueiro e presidente da Fundação La Caixa, refere que a «a cultura é a melhor maneira de todos os dias sermos educados, de melhorarmos os nossos conhecimentos e de termos melhor sensibilidade». Sobre trazer a arte à rua, Santos Silva diz ainda que «as pessoas não têm que ir a um museu, não têm de ir a uma sala de exposição, mas podem ver coisas muito bonitas e que as ajudam a compreender melhor os problemas das sociedades modernas».

«Esta é uma exposição sobre a Índia menos desenvolvida, mais vulnerável, onde a mulher não é respeitada como devia ser, onde a doença se espalha com grande facilidade e onde muitos seres humanos não são donos do seu futuro. Isso está aqui muito bem documentado através de belíssimas fotografias que conseguem sensibilizar-nos para esses problemas», termina Santos Silva.

António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal, sublinhou que a Praça Doutor Vieira de Carvalho, «dada a sua localização e importância simbólica no contexto urbano e social que a carateriza é, a meu ver, um lugar de ilustração pública, propício ao acolhimento e realização de eventos culturais e artísticos».

Silva Tiago, recuando quatro anos no tempo, lembra que sempre foi defensor de que «a cultura deveria andar a par da educação e devíamos investir sempre e cada vez mais, quer na educação, quer na cultura». «Esta exposição, numa parceria virtuosa com a Fundação La Caixa e o BPI, a Câmara Municipal e o Pelouro da Cultura, é a prova provada disso mesmo», acrescenta.

O edil da Maia, depois de uma visita guiada por Cristina García Rodero à exposição, pôde evidenciar os «extremos» patentes nas fotografias. «Observei as crianças e o olhar delas, muito triste, muito apagado, a contrastar com a alegria das cores e do vestuário, mas também as pessoas mais velhas, muito marcadas no rosto. Foram dois momentos temporais que me marcaram ao ver esta exposição», diz.

“Terra de Sonhos” reúne uma coleção com 40 fotografias e estará patente na Praça Doutor José Vieira de Carvalho até ao dia 4 de março.

Foto: Jornal da Maia

Compartilhar este post