Teatro Art’Imagem recria “A Sala das Perguntas” de Fernando Campos

Teatro Art’Imagem recria “A Sala das Perguntas” de Fernando Campos

A companhia “Teatro Art’ Imagem” apresenta a “A Sala das Perguntas”, uma peça teatral construída a partir da recriação dramatúrgica do romance histórico homónimo de Fernando Campos, escritor português natural da freguesia de Águas Santas, concelho da Maia.

A história leva-nos até ao século XVI e «é uma reflexão de Portugal, da altura e da Europa» começa por dizer José Leitão, diretor artístico do Teatro Art’ Imagem. É uma peça sobre a vida de Damião de Góis, um dos grandes humanistas portugueses que viajou pela Europa e aborda questões como a decadência; a guerra; a ditadura religiosa; a Inquisição; o assassinato; a morte; entre outras.

Este romance foi escolhido «porque Fernando Campos foi um grande autor nacional (…) é também uma homenagem às gentes da Maia e queremos dar a conhecer o próprio território maiato e um homem das artes que nasceu aqui» explicou o diretor.

José Abreu Fonseca é o responsável pela encenação e considera este «um texto tão denso que eu para conseguir lê-lo, tive de ir escrevendo» e acrescentou «confrontei-me com um texto riquíssimo, ao nível da linguagem do passado».

Ficaram de fora inúmeros episódios e outros sofreram modificações significativas «ficou com 36 páginas e com cerca de 50 personagens, que os atores vão interpretando de forma sequencial» referiu o encenador. Os ensaios começaram no início de fevereiro, mas não foi um trabalho contínuo até agora «há pelo menos 33 revisões de texto, a partir da primeira. Não são 33 versões, mas haverá umas 15 ou 20 versões diferentes» conclui José Abreu Fonseca.

“A Sala das Perguntas” estreia esta quarta-feira, dia 24 de maio, no auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas.

Horário:
24 de Maio a 04 de Junho de 2023 – 21h30
Quarta a Sábado às 21h30 – Domingo às 16h00

BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 60 minutos antes do início de cada espetáculo

Compartilhar este post