“Solistas da Casa” no Fórum da Maia

“Solistas da Casa” no Fórum da Maia

O Fórum da Maia recebe hoje, dia cinco de novembro, mais dois espetáculos gratuitos, no âmbito do “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto”.

O projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto” leva a famosa Casa da Música aos 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto, incluindo o concelho da Maia. Os espetáculos são gratuitos.

De três a seis de novembro, o Auditório do Fórum da Maia é palco de várias atividades educativas e pedagógicas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município em questão, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música.

5 de novembro, 11h00
“A Rolha da Garrafa do Rei de Onde?”

Chegou a hora mais desejada do dia para a trupe de artistas itinerantes que acompanha o Grande Ivan, cantor de tão grande gabarito como a grandeza da própria Mãe Rússia: a hora do almoço. A seu lado, Dmitri Lunatikov, um distraído violinista que saiu de um quadro de Chagall e não voltou a encontrar o caminho para a tela, e Maria Roliçova, gentil dançarina e comediante e cozinheira e carregadora e… faz tudo. Prontos para almoçar, há – de surgir-lhes uma oportunidade inesperada: público! E é aí que, subitamente, uma rolha vai mudar para sempre a vida de Ivan. Ou não fosse aquela a rolha da garrafa de um rei! De um rei? Mas de um rei d’aonde? A Rússia inteira o ajudará a encontrar a solução ao som de Prokofieff, Chostakovitch, Tchaikovski e muitos outros génios da música com nomes ainda mais difíceis de pronunciar do que estes.

D.R.

5 de novembro, 21h30
“Solistas da Casa”

Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontramos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.

Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música:
Álvaro Pereira – violino
Evandra Gonçalves – violino
Luís Norberto – viola
Michal Kiska – violoncelo
Programa:
Bach – A Arte da Fuga (excertos)
Mozart- Divertimento em Fá maior, K.138
P. Glass – Quarteto n.º 2
Astor Piazzolla – Libertango

D.R.

Compartilhar este post