Silva Tiago nomeia Conselheiras Locais para a Igualdade

Silva Tiago nomeia Conselheiras Locais para a Igualdade

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, assinou ontem, 8 de março, o despacho de nomeação das Conselheiras Locais para a Igualdade. Maria Antónia Torres e Mafalda Roriz são os nomes escolhidos.

A Conselheira Local Externa nomeada é a maiata Maria Antónia, Partner e líder de Diversidade & Inclusão da PwC e Secretária Geral da PWN Lisbon (Professional Women Network), que se dedica há uma década ao tema da diversidade, estando envolvida em várias organizações e projetos dedicados ao tema. O seu objetivo é construir uma sociedade mais inclusiva e que veja a diversidade como uma mais-valia, potenciadora de um crescimento sustentável das comunidades e dos países.

A Conselheira Interna nomeada é Mafalda Roriz, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Desporto e Juventude do Município.

No mesmo despacho, o presidente da Câmara Municipal da Maia nomeou ainda a Equipa para a Igualdade na Vida Local, dirigida por Marta Peneda, vereadora com o pelouro da Relação com o Munícipe e Cidadania.

António Silva Tiago acredita que «ao nomear como Conselheiras Locais para a Igualdade personalidades com um percurso profissional e cívico de reconhecido valor, demonstramos ser este um assunto central da agenda do Município».

O Município da Maia tem em curso a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, resultante de um protocolo celebrado com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. As conselheiras locais para a igualdade e a equipa para a igualdade na vida local serão responsáveis por propor e executar medidas que concorram para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), ao nível do Município.

Como se pode ler no preâmbulo do despacho, as autarquias locais assumem “um papel impulsionador enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND.”

Compartilhar este post