Segunda fase da empreitada EN14 estará pronta antes do previsto

Segunda fase da empreitada EN14 estará pronta antes do previsto

Empresa responsável pela 2ª fase da empreitada prevê terminar a obra, Maia (Nó do Jumbo) / Interface Rodoferroviário da Trofa, antes do previsto.

Os trabalhos de requalificação da Variante à EN14 que vai servir Famalicão, Trofa e Maia continuam “a bom ritmo” segundo refere a empresa Gabriel Couto, responsável pela segunda fase da empreitada.

A Infraestruturas de Portugal salienta que esta fase representa um investimento de cerca de 32 milhões de euros e foi a primeira empreitada inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Corresponde a um troço de 10 quilómetros, perfil transversal tipo 1×1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, já construído na primeira fase, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa já existente.

Segundo Carlos Couto, presidente da Gabriel Couto a obra «está a decorrer em bom ritmo e prevemos até concluir esta fase antes do prazo de entrega e conclusão contratual». Segundo o documento disponibilizado pelas Infraestruturas de Portugal, a segunda fase está prevista terminar no dia 20 de janeiro de 2024. Tem como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28); potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões e por último melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

Nesta empreitada de construção desta nova Variante à EN 14, as três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações, a saber, na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça; na atual EN14, localidade de Lantemil; na Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.

No que respeita a Obras de Arte correntes, serão construídas quatro Passagens Superiores, uma das quais pedonal, e duas Passagens Agrícolas.

Relativamente a Obras de Arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte, numa extensão total de 2.000 metros:  Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros;

 Viaduto de Vilares, com 264 metros; Viaduto das Covas, com 180 metros; Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros e Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.

Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Todos os Nós, e respetivas Rotundas, serão dotados de iluminação.

Para a Gabriel Couto, esta empreitada vem demonstrar a elevada capacidade da empresa na execução de obras de grande dimensão, exigência e complexidade técnica, destacando-se o reforço da confiança por parte da IP – Infraestruturas de Portugal na adjudicação deste projeto à Gabriel Couto, o qual se deve «ao cumprimento rigoroso de todos as alíneas dos contratos assinados, até hoje, entre o nosso grupo Gabriel Couto e esta reconhecida entidade, bem como a qualidade evidenciada das obras, uma imagem da nossa marca que vamos espalhando por todos os cantos do mundo» sustenta Tiago Couto, diretor da construtora e responsável pela área de Infraestruturas dos mercados nacional e internacional.

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