Santo António da Guarda regressa com atuação de Augusto Canário

Santo António da Guarda regressa com atuação de Augusto Canário

Festa volta este fim de semana com atuações de Augusto Canário & Amigos e do conjunto Toka & Dança.

Passados cerca de 20 anos, a Festa de Santo António da Guarda está de regresso com a vertente religiosa e com a vertente de arraial popular.

A Paróquia do Divino Salvador de Moreira, através da Comissão de Festas de Santo António da Guarda organiza de 11 a 18 de junho, várias atividades para a população, entre as quais concertos, exposições, atuações, missa e procissão solene.

As celebrações já se iniciaram ontem com a realização de uma caminhada de angariação de fundos, coorganizada com o G. D. Leões da Guarda e patrocinada pela LIPOR. No mesmo dia celebrou-se os 63 anos da coletividade sediada em Moreira, com a presença de Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Carlos Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Moreira e alguns elementos dos respetivos executivos.  

Sobre:

A Comissão de Festas de Santo António da Guarda de 2023 é nova e jovem e para além da organização da festa, depois de quase 20 anos só com a vertente religiosa, já promoveu a colocação de uma nova porta na capela e a pintura interior e exterior da mesma. Começou a trabalhar em janeiro de 2023, há menos de 6 meses.

A Festa de Santo António realiza-se no lugar da Guarda, no largo adjacente à capela de Santo António, no dia 13 de junho e no fim de semana subsequente.

Nos últimos 20 anos, a festa realizou-se, essencialmente, na sua dimensão estritamente religiosa e, com a pandemia de COVID-19, até essa dimensão foi posta em causa. É uma tradição do lugar da Guarda e da freguesia de Moreira, que passou por momentos de menor fulgor.

«É neste contexto, que um grupo de jovens de Moreira e de Vila Nova da Telha, com a ajuda de pessoas de gerações mais velhas, e que recordam, com saudade, as festividades de outros tempos, se propõe revitalizar a festa, fazendo-a voltar, na sua vertente religiosa e de arraial popular» refere a organização.

Compartilhar este post