Relógios adiantam uma hora já no próximo domingo

Relógios adiantam uma hora já no próximo domingo

Mais uma hora nos relógios, menos uma hora de sono. Passagem do horário de inverno para o regime de verão.

É já no próximo dia 26 de março que os dias passarão a ser mais longos. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, o horário de verão começa na madrugada de domingo, mais concretamente à uma da manhã, quando os relógios adiantam 60 minutos, passando assim a marcar as duas da manhã. Nos Açores, a alteração da hora é feita à meia-noite.

O parlamento europeu aprovou a proposta da Comissão Europeia, em março de 2019, para acabar com a mudança da hora nos Estados-Membros da União Europeia. No entanto, Portugal foi um dos países que preferiu manter a mudança da hora, por motivos relacionados com a poupança energética e a perturbação no sono.

Por outro lado, há quem defenda o fim da mudança de horário, pois a manutenção de um único regime «melhora a saúde, a economia, a segurança e o meio ambiente», disse o grupo de especialistas composto por representantes de organizações como a Aliança Internacional para uma Hora Natural, a Sociedade Europeia dos Ritmos Biológicos e a Associação Médica Europeia, e também especialistas em cronobiologia, ciência que estuda os efeitos dos chamados relógios biológicos.

Alteração traz «mais riscos que benefícios»:

Segundo Miguel Meira Cruz, presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, a mudança de hora tem impactos negativos na saúde «os matutinos privados de sono, podem sofrer mais nos dias subsequentes à mudança para a hora de inverno», dado que para «além da menor flexibilidade na resposta a mudanças, as condicionantes impostas pelo novo horário afetam o humor». O especialista alerta para alguns sintomas causados pela alteração da hora, como a prevalência de alguns tipos de dores de cabeça, nomeadamente a cefaleia hípnica (surge durante o sono) e a cefaleia em salvas (dor muito forte só num lado da cabeça)».

Fonte: lifestyle.sapo.pt

Compartilhar este post