Reciclagem aumenta comparativamente ao ano passado

Reciclagem aumenta comparativamente ao ano passado

Lipor recebeu cerca de 31 510 toneladas de materiais para reciclagem, o que representa um aumento de 3,94% relativamente ao período homólogo de 2021.

Segundo nota de imprensa, no 1º semestre de 2022 a LIPOR recebeu cerca de 31 510,99 toneladas de materiais entregues para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva Porta a Porta, o que significa um crescimento de 3,94% relativamente ao período homólogo de 2021, essencialmente de papel/cartão, plástico e vidro.

No mesmo período, a empresa recebeu 22 802,75 toneladas de biorresíduos recolhidos seletivamente, resultado que, comparativamente a 2021, representa um aumento de 16,01%. Este resultado deve-se à aposta na implementação de novos projetos de recolha seletiva porta a porta, de proximidade com contentores de acesso condicionado e do retorno da atividade da restauração.

Para a Lipor, «uma excelente notícia é o decréscimo na produção de lixo, 185 231,04 toneladas rececionadas que representa -2,12% que no mesmo período de 2021. A LIPOR aproveitou todo o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu, neste 1º semestre de 2022, a exportação para a rede nacional da EDP de 83 200 MWh de energia elétrica. É de realçar que no 1º semestre de 2022, a LIPOR depositou em aterro somente 20 toneladas dos resíduos».

Os produtos LIPOR – nomeadamente os Recicláveis (papel e cartão, plásticos, vidro e metais), o Composto Orgânico Nutrimais® e a Energia Elétrica exportada – tiveram um impacto positivo na redução de emissões para a atmosfera noutros setores económicos na ordem das 56.028 tCO2e (ver Nota 1) o que equivale ao consumo de eletricidade de mais de 6400 famílias durante 1 ano.

A LIPOR e os seus oito municípios criaram um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto.

Segundo a LIPOR «queremos continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em Sistemas e Infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de resíduos e a consequente eliminação dos aterros».

Compartilhar este post