Queima das Fitas do Porto 2025 reforça segurança e prevenção
Federação Académica do Porto (FAP) investe mais de 30% do orçamento do evento na segurança do recinto, que contará com cerca de 500 efetivos e novas medidas de apoio psicológico e prevenção de riscos.
A Queima das Fitas do Porto 2025, que decorre de 3 a 10 de maio no Queimódromo, chega com um reforço nas medidas de segurança e prevenção de comportamentos de risco. A Federação Académica do Porto (FAP), entidade organizadora, canalizou mais de 30% do orçamento do evento para garantir o bem-estar e a proteção de todos os participantes.
O dispositivo de segurança conta com aproximadamente 500 profissionais, incluindo agentes da PSP, segurança privada e bombeiros. A este contingente juntam-se torres de vigilância e um sistema de vídeo-vigilância que cobre todo o recinto. Além disso, estará disponível um posto médico permanente e uma linha de emergência ativa 24 horas por dia.
Um dos destaques é a Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco (PCR), composta por cerca de 70 colaboradores com formação especializada em primeiros socorros psicológicos, violência de género, assédio e consumo de substâncias psicoativas. Identificáveis por casacos laranja, estes elementos estarão distribuídos por todo o recinto, com uma presença ativa, acessível e de proximidade.
No recinto, o espaço “Abrigo-(te)” conta com o apoio de psicólogos para prevenir comportamentos de risco e dar resposta rápida e adaptada a episódios de violência.
Todos os envolvidos na organização – desde as equipas das barraquinhas aos voluntários – receberam formação obrigatória em temas como a redução de riscos, primeiros socorros psicológicos e prevenção da violência.
Paralelamente, decorre já a campanha “Queima Segura”, que sensibiliza para a importância da responsabilidade individual e coletiva. Com ações nas redes sociais e no recinto, a campanha pretende promover uma cultura de respeito, cuidado e intervenção segura entre todos os participantes.
No plano musical, o cartaz da Queima 2025 conta com atuações de Clean Bandit, WIU, Lukas Graham, Milky Chance, Vini Vici, Jovem Dionísio, Plutonio, Bispo, Van Zee, Hybrid Theory, Quim Barreiros, Rosinha, Mizzy Miles, Dillaz, T-Rex, Miguel Luz, Nininho Vaz Maia, Dealema, entre outros.