PSD reúne com a CAP para avaliar problemas no setor agrícola

PSD reúne com a CAP para avaliar problemas no setor agrícola

Entre os presentes esteve Paulo Ramalho, vereador da Câmara Municipal da Maia e deputado na Assembleia da República.

No dia seis de julho, o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) reuniu com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) no sentido de avaliar os atuais problemas do sector agrícola e discutir eventuais soluções que assegurem a sustentabilidade e competitividade dos produtores nacionais.

Segundo os social- democratas, a crescente escalada nos preços dos fatores de produção, os efeitos da seca severa e extrema de Portugal Continental, bem como os condicionalismos dos mercados internacionais, fruto da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, estão a afetar de forma muito grave a atividade agrícola e a sua rentabilidade.

Desta reunião resultou o reforço da ideia que há muito o PSD vem denunciando «este Governo não tem uma estratégia para a agricultura nacional, e muito menos respostas para os problemas e desafios que atualmente o setor enfrenta». Acrescentam ainda que «na verdade, nem sequer um bom gestor de fundos comunitários este Governo tem conseguido ser» e que « são vários os apoios anunciados, que apesar das sucessivas promessas, e ainda que escassos, não chegaram ainda aos agricultores, como confirmaram os representantes da CAP».

Por fim, o PSD afirma que «apesar de toda a determinação e espírito de resiliência, a capacidade de endividamento dos agricultores nacionais está longe de ser ilimitada» e que «a continuarmos neste caminho, não será só a sustentabilidade e competitividade da agricultura portuguesa que estará em causa, mas também a nossa segurança alimentar».

Compartilhar este post