PS apresentou candidatos às eleições autárquicas de outubro na Maia
O Partido Socialista (PS) apresentou no passado domingo, dia 21 de setembro, os candidatos à Câmara Municipal da Maia, à Assembleia Municipal da Maia e às Assembleias de Freguesia. A cerimónia decorreu no auditório Manuel Correia, em Águas Santas e contou com a presença do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro; Patrícia Faro, deputada Assembleia da República; Paulo Rocha, presidente da concelhia da Maia e Nuno Araújo, presidente da Federação Distrital do PS Porto.

Na plateia, lotada, encontravam-se muitos outros ilustres e históricos socialistas como Jorge Catarino, Arídio Teixeira, Paula Cristina Duarte, Sandra Lameiras, António Ramalho, João Magalhães Torres, Ricardo Bexiga, Alberto D’Alte ou até autarcas como Paulo Esteves Ferreira, vice-presidente da CM Valongo, e Miguel Oliveira, presidente da Junta de Ermesinde, entre outros.



«É importante lembrar que a Maia é um grande gigante adormecido. Ainda vive de um prestígio do passado, do prestígio do Dr. José Vieira de Carvalho e do seu nome, mas é verdade que a Maia parou, está a regredir, está a andar para trás. A Maia precisa agora de uma nova energia, de um novo impulso, de uma nova capacidade para inovar, para criar, para fazer com que esta economia contribua ainda mais para a economia do país» disse na sua intervenção José Luís Carneiro.
José Manuel Ribeiro é atual presidente da Câmara Municipal de Valongo, presidente da LIPOR, entre outros cargos, e agora, candidato do Partido Socialista à Maia.
Em entrevista, garantiu que, caso seja eleito, a sua primeira medida será reunir-se com os funcionários da autarquia para lhes transmitir confiança e agradecimento. Defendeu ainda um mandato assente no diálogo com a sociedade maiata e prometeu maior proximidade com a população.
«Não vou estar fechado dentro do Castelo, vou falar com as pessoas, motivá-las e avançar com projetos em muitas áreas» disse, acrescentando que, em caso de derrota, respeitará a vontade popular e assumirá funções como vereador.
Presente nas várias iniciativas realizadas pelo concelho da Maia, onde tem contactado com a população, o candidato explica «as pessoas estão cansadas com a liderança que existe na Maia e dizem, com muita clareza, que o atual presidente da Câmara não é próximo, não fala com as pessoas e que está fechado no Castelo» e considera que uma das funções principais de um líder local é «dar esperança às pessoas» função que se propõe a fazer «eu não vou estar fechado dentro do Castelo, eu vou falar com as pessoas, motivá-las e avançar com projetos em muitas áreas» terminou por dizer em entrevista ao Jornal da Maia.
Paulo Rocha, presidente da concelhia socialista na Maia, referiu que a candidatura de José Manuel Ribeiro representa «experiência, visão estratégica e respeito pelos cidadãos» e sublinha que este projeto não se constrói apenas na Câmara Municipal «queremos uma Assembleia Municipal viva, participada e próxima dos cidadãos e ganha força nas Juntas de Freguesia, que conhecem de perto os problemas das populações».


Já Nuno Araújo, presidente da Federação Distrital do PS Porto, elogiou o trabalho desenvolvido por Miguel dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, e José Manuel Ribeiro no município de Valongo.
Para a Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro indicou para número dois o presidente da concelhia do PS, Paulo Rocha, mas indica que o número três, Adelina Rodrigues, atual Chefe de Divisão na CM Maia, será a sua vice-presidente.
Nos lugares seguintes figuram Helena Ferreira, psicóloga, diretora da Universidade Sénior de Águas Santas; o jurista João Rocha e Lara Formosinho, professora, membro da direção do Agrupamento de Escolas de Pedrouços.

São os seguintes, os candidatos cabeça de lista:
Assembleia Municipal:
Mário Ferreira
Freguesias:
Águas Santas: Miguel dos Santos
Castêlo da Maia: Fernando Ferreira
Cidade da Maia: Rui Rodrigues
Folgosa: Sara Remelgado
Milheirós: Manuel Coelho
Moreira: Olivério Branco
Nogueira e Silva Escura: Vítor Mota
Pedrouços: Hugo Salgueiro
S. Pedro Fins: Andreia Oliveira
Vila Nova da Telha: Susana Moreira
Mandatário:
Mário Aguiar