Projeto Prenda Solidária apoia 30 instituições sociais

Projeto Prenda Solidária apoia 30 instituições sociais

Neste Natal, os portugueses vão poder oferecer uma prenda que permite à pessoa que a receber doar o seu valor monetário a uma instituição de solidariedade à sua escolha, de entre um leque de 30 entidades das mais variadas áreas de intervenção social.

Designado de Prenda Solidária, este é um projeto que resulta de uma iniciativa da marca portuguesa de experiências Lifecooler e estará disponível, para já, nas lojas do El Corte Inglês e em www.loja.lifecooler.pt.

O preço unitário é de 30 euros e apenas 15% desse montante é destinado a compensar os custos de produção e distribuição dos pacotes-presente. Cada pessoa que receber esta prenda escolherá de entre as 30 instituições de solidariedade aquela com que mais se identifica, a qual receberá o valor de 25,5 euros (85%). Caso não seja indicado nenhum beneficiário, a quantia é distribuída equitativamente pelas 30 instituições. Todo o processo é auditado por uma entidade externa, a multinacional Mazars Auditores, e não pretende gerar quaisquer ganhos para os seus promotores.

O projecto assenta na ideia de que o valor monetário das oferendas é muitas vezes desperdiçado, pelas mais variadas razões, e propõe com a Prenda Solidária uma verdadeira homenagem de quem oferece a quem recebe, canalizando esse valor para quem mais precisa.

“Se este voucher está nas suas mãos é porque alguém reconheceu o seu espírito solidário e generoso. Oferecer um presente é sobretudo um gesto de amizade e celebração em que o valor monetário é secundário”, pode ler-se no texto inicial da Prenda Solidária, acrescentando que é entregue a quem recebe o presente a missão de escolher o destinatário do donativo.

As entidades beneficiárias são: Quercus; Zero; Abraço; ACAPO; Alzheimer Portugal; Associação Salvador; Fenacerci; Fundo iMM – Laço; Liga Portuguesa contra a Sida; Liga Portuguesa contra o Cancro; Raríssimas; APAV; O Ninho; Soroptimist; Cais; Comunidade Vida e Paz; Acreditar; Ajuda de Berço; Aldeias de Crianças SOS; Associação Sol; Fundação Gil; Fundação O Século; Make-a-Wish Portugal; Operação Nariz Vermelho; AMI; Cruz Vermelha Portuguesa; Médicos do Mundo; Liga dos Direitos dos Animais; União Zoófila; ADDHU; Amnistia Internacional; Casa do Artista.

Além do El Corte Inglês, outras entidades associaram-se já ao projeto, como a RTP, no apoio à divulgação, e a EDP, que devolve aos presenteados 10% do valor da Prenda Solidária na fatura da electricidade. A Lifeccoler oferece também 15 euros numa compra superior a 60 euros www.loja.lifecooler.com.

Compartilhar este post